SóProvas


ID
5052253
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Improbidade administrativa


    A noção de improbidade não se confunde com a de imoralidade, sendo esta uma das modalidades daquela. O agente ímprobo sempre se qualificará como violador do princípio da moralidade, contudo, nem todo ato de improbidade tipificado em lei corresponde à violação ao princípio da moralidade.

     É importante mencionar que a Lei de Improbidade Administrativa não deve ser aplicada para meras irregularidades ou transgressões disciplinares, mas, sim, visa a resguardar os princípios da Administração Pública.

Matheus Carvalho. Manual de direito administrativo. 3.ª ed., rev.,

ampl. e atual. Salvador: Jus PODIVM, 2016 (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item de acordo com a Lei n.º 8.429/1992.


As sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa poderão ser aplicadas, cumulativamente, com sanções penais, civis e administrativas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III
    Das Penas

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • [GABARITO: CERTO]

    Das Penas

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato.

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • ✅Certo.

    concomitância de searas, elas são independentes.

    O servidor pode ser condenado nas três esferas (civil, administrativa e penal).

    Obs: Lembrando que não há "BIS IN IDEM" = Dupla condenação na mesma esfera e pelo mesmo fato.

    Bons estudos e GARRA NO TREINO!!!!

  • Correto.

    As esferas administrativas, civil, fiscal e penal são autônomas.

  • A questão exige conhecimento do artigo 12, caput, da Lei 8.429/92. Vejamos: 

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (...).    

    A partir da leitura do dispositivo legal transcrito acima, verifica-se que a assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

    DICA: Independência das instâncias - A prática de condutas ilícitas pelos agentes públicos ensejam a responsabilização na esfera administrativa, civil e penal, sem que se considere bis in idem. Isso porque cada esfera tem um fundamento diverso para a apuração do fato.
    Exceção: A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria (art. 126 da Lei 8.112/90). Ressalte-se que não é toda absolvição penal que interfere nas demais instâncias, mas tão somente quando ocorrer a demonstração de que o fato não ocorreu ou que o agente público não foi o autor.