SóProvas


ID
50542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de arquivologia, julgue o item a seguir.

O princípio de respeito aos fundos é fundamental para a ordenação dos acervos arquivísticos de terceira idade, o que torna evidente que a estrutura e o funcionamento da administração são os elementos que guiam o arranjo dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • "Ao se tratar de arquivo permanente (=terceira idade), deve-se sempre levar em consideração o princípio da proveniência, ou seja, o respeito aos fundos. O arranjo, por sua vez, consiste na reunião e ordenação adequada dos documentos no arquivo permanente. Desta forma, respeitando-se o princípio da proveniência, o arranjo feito deverá espelhar a estrutura e a administração do órgão que os produziu. Portanto, o item está certo."PONTO DOS CONCURSOS - Professores Davi Barreto e Fernando Graeff):)
  • Como o Princípio do Respeito aos Fundos (Organicidade) é derivado do Princípio da Proveniência, ele deve orientar a guarda dos arquivos permanentes. Não se deve permitir uma mistura entre eles,especialmente se esse arquivo abrigar mais de um fundo ou documentos que pertencem a mais de uma instituição.
  • Essa questão tentou confundir porque muitas pessoas acham (e já vi diversas questões cobrarem dessa forma) que o arranjo deve se basear na necessidade das pessoas que procuram os arquivos permanentes para obter informação e isso não é verdade. Assim como a classificação, o arranjo também deve ser baseado na estrutura e nas funções do órgão produtor. 

     

    Espero ter ajudado.

  • Respeito ao fundo. Fundo do que? Fundo da cova, porque só atinge arquivo morto (permanente).

  • GABARITO CERTO.

    Quando os fundos são respeitados, garante-se que os documentos de outro produtor não sejam misturados com documentos de outro produtor. Dessa forma, é evidente que a estrutura e o funcionamento daquele órgão são fundamentais para recorrer e fazer o arranjo daquele fundo arquivístico.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério De Sousa.