SóProvas


ID
5055682
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Capanema - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional pode passar completamente despercebida para muitas pessoas de dentro e fora da organização; no entanto, ela é de grande importância para criar uma identidade própria para a empresa, que influenciará a sua relação com funcionários, fornecedores, clientes e, ainda, a maneira como ela faz seus negócios. A cultura organizacional não surge espontaneamente, mas a partir de uma trajetória, passando a impregnar todas as práticas da organização. Sobre os três níveis da cultura organizacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O conceito de cultura organizacional faz parte das Ciências Sociais e tem evoluído bastante com o passar dos anos, gerando alguma polêmica, porque o conceito de cultura é bastante complexo. Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito, sendo que o autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.

    Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios, normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores).

    O que é Cultura Organizacional? Disponível em: <https://portogente.com.br/portopedia/79632-o-que-e-cultura-organizacional>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre quais são os níveis da cultura organizacional. A alternativa a ser marcada como correta deve apresentar seus níveis.

    Os níveis da cultura são:

    1. Primeiro nível (artefatos observáveis): é o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
    2. Segundo nível (valores compartilhados): Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
    3. Terceiro nível (pressupostos básicos fundamentais): São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.

    Após visualizarmos quais são os níveis, concluímos que a alternativa "D" é a que deve ser marcada como o gabarito.

    GABARITO: D

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • GAB D

    A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)

    1. ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
    2. VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
    3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • D

    Artefato; Valor Compartilhado; Pressuposições Básicas

    São os três níveis da cultura organizacional.

  • Artefatos – o que vemos: são as características mais visíveis, como organograma, hierarquia, grau de formalidade. É o primeiro patamar da cultura organizacional.

    Valores compartilhados – o que eles dizem: é uma camada mais profunda que a anterior, relativo aos valores da empresa já fundamentados pelos donos do negócio, as normas, seus preceitos.

    Pressuposições básicas – o que eles acreditam: é a camada mais profunda, que está no âmago da organização e que dificilmente muda.Nessa camada ficam os sentimentos e crenças inconscientes, onde está o propósito da organização toda.

    GAB. LETRA D