SóProvas


ID
5056369
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

“A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis [...]. A terra que habitam é pequena e miserável para tão grande população, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e mel. Tomai o caminho do Santo Sepulcro, arrebatai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos.”
Papa Urbano II, Concílio de Clermont, 1095. In: DOMINGES, J.E. História em Documento. Imagem e Texto. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.107.

A aclamação de Urbano II é considerada o marco inicial das Cruzadas, expedições militares que

Alternativas
Comentários
  • A ideia de levar a guerra santa aos muçulmanos não era nova.

    Em 1088 assume o papado da Igreja Urbano II, um líder que pretendia salvar a Igreja das diversas crises. Em 1089, Urbano começou uma reaproximação diplomática com Constantinopla, cujo Império necessitava conter o avanço dos turcos – já convertidos ao islamismo - sobre a capital do Império Bizantino. Urbano II visualizou uma oportunidade política para fortalecer a Igreja e expandir seus domínios. 

    LETRA A

  • De forma simples e clara: As cruzadas, em aspecto geral, teve como objetivo conquistar a terra santa, localizada em Jerusalém. As expedições militares eram oficiais, apoiada tanto por impérios, como Bizantino, mas também pela igreja católica.

    A obra das novelas de cavalaria retratam esse advento, representando a busca pelo santo graal.

    Os cavaleiros dos feudos eram motivados pela salvação divina, caso fossem as cruzadas tomarem o domínio dos muçulmanos de Jerusalém.

    GAB A