Esta é
uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do emprego da
concordância verbal.
a) O verbo haver, com sentido de existir, como é o caso da frase apresentada nesta alternativa, sempre faz concordância no singular, mesmo em locução verbal, quando é o verbo principal. Assim, o correto é: Há muitas perguntas e poucas respostas para a causa do acidente.
b) Quando a frase é formada por um objeto indireto (como é o caso do exemplo desta alternativa) ou por verbos intransitivos, a
partícula SE deverá ser sempre encarada como sendo um pronome
indefinido, indeterminador do sujeito. Neste caso, a concordância verbal
deverá ser sempre feita com a 3.ª pessoa do singular. Portanto, o correto é: Precisa-se de funcionários qualificados, por isso é importante contratar os aprovados no concurso.
c) Os verbos haver e fazer são impessoais, portanto, não admitem sujeito e são flexionados na terceira pessoa do singular. Dessa forma, a concordância correta é: Já faz anos que havia neste local árvores e flores. Hoje, só há ervas daninhas.
d) O verbo existir deve concordar com o sujeito. Assim, uma vez que na frase em análise o sujeito "diferentes tipos de inseticidas..." está no plural, o verbo deve sofrer a mesma flexão para que ocorra a concordância devida. Dessa forma, a construção correta é: Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
e) Nesta frase identificamos que a concordância dos verbos chover e cantar estão corretas, uma vez que o primeiro concorda com o sujeito que está no plural "aplausos" e o segundo concorda com o sujeito "garotinha", que está no singular. Portanto, esta é a alternativa que responde ao item.
Gabarito da professora:
Letra E
E
A - Haviam muitas perguntas e poucas respostas para a causa do acidente.
B - Precisam-se de funcionários qualificados, por isso é importante contratar os aprovados no concurso.
C - Já fazem anos que haviam neste local árvores e flores. Hoje, só há ervas daninhas.
D - Existe(m) na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
E - Durante as apresentações teatrais choveram aplausos para a garotinha que cantava para seus colegas.