A democracia em Atenas existiu no século V a. C., tendo sido a resultante de um longo processo de transformação sócio política. A liberdade e a igualdade constituíram a essência dessa democracia expressa através de três princípios básicos: isocracia, isonomia e isegoria : todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder. Essa igualdade era efetiva, pois todos os membros do corpo político ateniense eram livres e, por isso, considerados iguais.
Segundo Aristóteles, que viveu no século IV a.C., “a liberdade é o princípio da prática democrática", ou seja, a liberdade é o preceito que determina a igualdade.
Os que eram considerados iguais – homens, livres, maiores de 19 anos e que eram filhos de pai e mãe atenienses – os homoioi – tinham participação política.
Em uma das alternativas está indicado o grupo social que teve seu poder desgastado por conta da democracia a da participação dos iguais.
A) INCORRETA- Os legisladores, mesmo aqueles considerados tiranos, não eram vinculados ao exército.
B) INCORRETA – Os sacerdotes continuaram controlando a cena religiosa, nos templos e nos oráculos, independentemente da vida política, o que é diferente das culturas da antiguidade oriental.
C) INCORRETA- O primeiro modelo político de Atenas foi a monarquia, muito anterior, no tempo, à construção da democracia.
D) CORRETA- Ao examinarmos o processo histórico de Atenas, como de outras cidades estado gregas e, de outras civilizações agrárias, a propriedade da terra era o fundamento do poder e da riqueza. A inovação da democracia ateniense reside no fato da participação política não estar necessariamente vinculada à grande propriedade de terra.
E) INCORRETA- A posição política de senador é de Roma Antiga e não de alguma cidade estado grega.
Gabarito do Professor: Letra D.