-
GABARITO: LETRA A
6.4 Correio eletrônico (e-mail)
6.4.1 Definição e finalidade
A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.
Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.
Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Gab: A
ESTRUTUTA: Flexível
LINGUAGEM: compatível com a comunicação oficial.
Questão Cespe que ajuda a responder:
CESPE: O correio eletrônico é uma forma de comunicação caracterizada pela flexibilidade, ou seja, é um texto ao qual não está associada uma estrutura formal rígida. Essa flexibilidade, no entanto, não se estende à linguagem, que deve ser compatível com a comunicação oficial.
CESPE: Não há necessidade de se seguir uma estruturação rígida em mensagens enviadas por meio de correio eletrônico, diferentemente das outras formas de comunicação oficial.
CESPE: Para que correspondências oficiais enviadas por correio eletrônico sejam aceitas como documentos originais, é necessária certificação digital que ateste a identidade do remetente.
SONHAR, ESTUDAR, PERTENCER!
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento
referente à linguagem do e-mail.
De acordo com o Manual de Redação, como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial e, por isso, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Ou seja, é preciso fazer uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. Dessa forma, tal padrão é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas.
Ciente dessa informação, verificamos que (b) deve ser utilizada a mesma linguagem que é empregada em uma comunicação oficial; (c) o modo coloquial não é aconselhável; (d) o emprego de uma linguagem formal não é
opcional; e (e) o uso de variedades linguísticas não é permitido. Portanto, a única afirmativa correta é a presente na letra A.
Gabarito da professora: Letra A