SóProvas


ID
5060854
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Capanema - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A gestão pública municipal é de grande complexidade e, por isso, as decisões dos administradores (gestores) dependem da exatidão dos trabalhos executados. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

  • A questão em análise exige do candidato um raciocínio sobre as entradas e saídas de recursos financeiros.

    As alternativas “A", “B", “C" e “D" complementam e aprofundam umas as outras, ou seja: o caixa deve ser controlado diariamente, erros ou desvios devem ser verificados, todas as entradas e saídas de dinheiro devem ser registradas e uma boa gestão financeira passa pelo controle de caixa. Porém, não podemos afirmar que o Prefeito deve pagar as diferenças de caixa existentes, apenas pelo fato de ele ser o responsável pela prefeitura. Ademais, existe a fiscalização e do Tribunal de Contas do Estado (ou do Município) que auxiliam na identificação de possíveis irregularidades.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Possíveis diferenças por ventura existentes no controle de caixa devem ser pagas pelo Prefeito (ERRADO).

    As diferenças porventura existentes têm de ser apuradas no mesmo dia.

  • Até que seria interessante, o prefeito pagar com seus recursos próprios essas "faltas"...

  • GABARITO: LETRA E

    Controle diário de caixa Indispensável para uma boa gestão financeira e para a tomada de decisões acertadas

    O controle diário de caixa é fundamental para o sucesso de sua empresa, além de contribuir para uma boa gestão financeira e para a tomada de decisões acertadas.

    Para controlar o caixa é necessário registrar todas as entradas e saídas de dinheiro e apurar o saldo existente. Mesmo sendo resumido numa simples conta de somar ou subtrair, acaba intimidando muitos empresários que apresentam forte resistência à organização e à disciplina.

    Muitos fazem esse controle de seu caixa de forma intuitiva, não regular. Com isso, nem percebem quando estão perdendo dinheiro, deixando de ter lucro ou desperdiçando oportunidades de negócios.

    A falta de sincronia entre receitas e despesas é o segundo motivo de fechamento das empresas e que dificultam sua condução, segundo pesquisa do SEBRAE-SP.

    Na prática, o caixa deve ser controlado diariamente. Também precisa ser conferido, se houve erros de lançamentos ou desvios de recursos. As diferenças porventura existentes têm de ser apuradas no mesmo dia.

    O controle de caixa fornece informações para conferir os recebimentos, os pagamentos e os valores depositados em bancos; controlar e analisar as despesas pagas; e, fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa. Por medidas de segurança, evite ter dinheiro e cheques em caixa.

    FONTE: http://www.boletimcontabil.com.br/gestao/contabil/controlediario.php