SóProvas


ID
5061337
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s e suas interferências nas práticas escolares, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Os PCN’s servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que devem ser adaptados às peculiaridades e necessidades locais.

(__) Os temas transversais tratam das problemáticas do dia a dia da sociedade que são integradas na proposta educacional da Lei 9.394/96 – LDB.

(__) Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual são exemplos de temas transversais.

(__) A função dos PCN’s é ser um referencial comum para a formação escolar no Brasil, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido a todos, sem promover uma uniformização que descaracterize e desvalorize peculiaridades culturais e regionais.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • V, F, V, V

  • I-(__) Os PCN’s servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que devem ser adaptados às peculiaridades e necessidades locais.

    II- (__) Os temas transversais tratam das problemáticas do dia a dia da sociedade que são integradas na proposta educacional da Lei 9.394/96 – LDB. A REDAÇÃO DÁ A ENTENDER QUE AS PROBLEMÁTICAS ESTÃO INTEGRADAS À LDB? Os TTs não estavam na LDB original, foram criados em 97/98 pelos PCNs, depois foram incluídos na LDB, mas não individualizados, hoje estão na BNCC.

    III- (__) Pluralidade cultural, ética, meio ambiente, saúde e orientação sexual são exemplos de temas transversais.

    IV- (__) A função dos PCN’s é ser um referencial comum para a formação escolar no Brasil, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido a todos, sem promover uma uniformização que descaracterize e desvalorize peculiaridades culturais e regionais.

    I- III- IV

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.

    O ensino e a aprendizagem da participação têm como suporte básico a realidade escolar. Assim, devem ser eleitos métodos e atividades nos quais os alunos possam opinar, assumir responsabilidades, colocar-se, resolver problemas e conflitos e refletir sobre as conseqüências de seus atos. Situações que envolvam atividades como seminários, exposição

    de trabalhos, organização de campanhas, monitoria de grupos de estudos, eleição e desenvolvimento de projetos etc., favorecem essa aprendizagem. No mesmo sentido se apresenta a possibilidade de conhecer instituições públicas e privadas existentes na comunidade para pedir e oferecer apoio ao desenvolvimento de projetos conjuntos em Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Ética e Trabalho e Consumo.