SóProvas


ID
5061496
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei no 8.080/90 apresenta as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

Alternativas
Comentários
  • a)

    Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

     

    I - (Vetado)

     

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

     

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

     

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

     

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e

     

    VI - rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

    b)

    Art. 20. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.

    c)

    Lei nº 8.142/90

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a , contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    (...)

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    d)

    Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

     

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

     

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    [existem outras 17 competências no dispositivo]

    e)

    Art. 19-M. A assistência terapêutica integral a que se refere a alínea do inciso I do art. 6 consiste em:

     

    I - dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, cuja prescrição esteja em conformidade com as diretrizes terapêuticas definidas em protocolo clínico para a doença ou o agravo à saúde a ser tratado ou, na falta do protocolo, em conformidade com o disposto no art. 19-P;

     

    II - oferta de procedimentos terapêuticos, em regime domiciliar, ambulatorial e hospitalar, constantes de tabelas elaboradas pelo gestor FEDERAL do Sistema Único de Saúde - SUS, realizados no território nacional por serviço próprio, conveniado ou contratado.

  • A) São fontes de recursos exclusivas do SUS os recursos do orçamento da seguridade social de acordo com a receita estimada, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional.

    B) Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação de profissionais liberais, legalmente habilitados e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.

    C) É dever do Conselho Nacional de Saúde ( ESTADO ) formular e executar políticas sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.

    D) É competência do poder público da esfera federal apenas a formulação, avaliação e prestar apoio às políticas de alimentação e nutrição.

    E) O SUS considera como assistência terapêutica integral exclusivamente quando ocorre a dispensa de medicamentos definidos no protocolo clínico.