SóProvas


ID
5061913
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Casa na árvore: projeto sugere escola integrada à natureza no pós-pandemia

    Imagine uma escola amplamente integrada à natureza, com espaços conjugados entre o interior e o exterior, além de salas de aula que se pareçam com uma casa na árvore. É o que vem propondo o arquiteto italiano Valentino Gareri. Tocado pelo clima de incertezas que assolou os centros de ensino de todo o mundo durante a pandemia, Gareri chegou a um modelo escolar que considera ideal. [...] Concebida como uma casa na árvore, a construção fica distribuída em vários níveis, com espaços interiores e exteriores combinados, permitindo grande flexibilidade para as atividades educativas. A ideia principal é criar uma escola suspensa e imersa na natureza, fazendo com que a relação com o espaço verde seja aumentada não só física, mas também visivelmente. Para isso, todos os espaços são encaixados em dois anéis, com dois pátios e uma cobertura utilizável. Cada módulo tem 55 metros quadrados e recebe a configuração para abrigar uma sala de aula com até 25 estudantes. Feitos de madeira laminada colada, os módulos são dispostos em círculos e interligados ao pátio e à paisagem externa. O perímetro circular apresenta painéis opacos que ajudam a bloquear a luz solar direta, enquanto um conjunto de painéis transparentes difunde a luz e oferece vistas desobstruídas.

    A proposta de Valentino Gareri ainda inclui a ideia de autossuficiência para o complexo. Com diversos dispositivos para economia de energia, o edifício traz coletores de água de chuva, painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas no telhado mais alto. Com isso, o arquiteto busca trazer a ideia de sustentabilidade na prática para crianças e adolescentes no período educacional. [...] Feito com materiais naturais e técnicas construtivas de baixo custo, o projeto é visto como flexível e adaptável, o que poderia trazer benefícios à comunidade e, a partir daí, até mesmo a requalificação de áreas periféricas.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/casa-na-arvore-projeto-sugere-escola-integrada-a-naturezano-pos-pandemia/

Marque a alternativa incorreta com relação às regras de acentuação.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Pe-rí-o-do é acentuada porque é proparoxítona. Todas as proparoxítonas são acentuadas.

  • Na palavra pe-rí-o-do não há hiato, além de ser uma proparoxítona.

  • Na verdade, a palavra período não é acentuada pela regra do hiato e sim pelo fato de ser uma proparoxítona:

    Pe--o-do. Antepenúltima sílaba tônica = proparoxitona.

    Todas a proparoxítonas são acentuadas.

    Gabarito: C

  • A REGRA DO HIATO PREVALECE SOBRE AS DEMAIS. O ERRO É QUE PERÍODO FORMA HIATO COM A VOGAL POSTERIOR E NÃO ANTERIOR.

  • ''PERÍODO'' leva acento pois se trata de uma proparoxítona, que, segundo a regra, todas levam acento.

  • ate não é monossílabo?

  • INCORRETA:

    As palavras “período” (trata-se aqui de uma proparoxítona PE-RÍ-O-DO) e “desobstruídas” (I ou U na segunda vogal de um hiato pela regra especial são acentuados) são acentuadas porque têm “i” tônico que forma hiato com a vogal anterior.

  • A questão exige conhecimento em acentuação gráfica, mas também é preciso ter conhecimento na tonicidade das palavras. Vejamos o conceito:

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:

    Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    ▪Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s). o(s) e em (ens) e nos ditongos abertos éi(s). éu(s), ói(s): 

     Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    ▪São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, , ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: águas, árduo, pônei…

     Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, público, trânsito…

    ▪São todas acentuadas.

     Quanto às de apenas uma sílaba, os chamados monossílabos: má, pó, fé…

    ▪São acentuados os terminados em: a, as, e, es, o, os.

     Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh". Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba..

    Após vermos o conceito, iremos julgar cada assertiva a fim de encontrar a única incorreta. Analisemos:

    a) Correta.

    As palavras “edicio” e “tio” são acentuadas porque são paroxítonas terminadas em ditongos.

    b) Correta.

    As palavras “rculos” e “periricas” têm acento porque são proparoxítonas, que são sempre acentuadas.

    c) Incorreta.

    A palavra "peodo" é acentuada por ser uma proparoxítona, e todas são acentuadas, esse foi o erro da questão, pois fala que a acentuação é pela regra do hiato. A palavra “desobstruídas” sim é pela regra do hiato , porque acentuam-se os hiatos formados pelas vogais I e U sozinhas na sílaba ou seguidas de S, desde que não estejam acompanhadas de nh. Portanto, esse é o nosso gabarito.

    d) Correta.

    A palavra “a” é acentuada porque é uma oxítona terminada em “e”. Pode parecer estranho, mas a palavra tem sua separação assim: a-té. Por isso, não entra na regra das monossílabas tônicas terminadas em E.

    GABARITO DO MONITOR: C

  • Lilian, o vocábulo até se separa a-té, ele é uma oxítona terminada em -e.