SóProvas


ID
5063098
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os jogos de gladiadores têm origem muito antiga, tendo surgido com os etruscos. Na origem, eram lutas entre guerreiros em honra de um soldado valoroso morto em combate. (...) Com o passar do tempo, as lutas de gladiadores, juntamente com as caçadas e as execuções de condenados, passaram a fazer parte de um ritual de caráter a um só tempo religioso e legal. Em geral, os jogos eram realizados no Fórum, o mercado, ou, a partir de fins da República Romana (século I a. C.), em anfiteatros. Era sempre a luta da civilização contra a barbárie, o humano contra o animal, o justo contra o injusto, um meio público de mostrar que a sociedade domina as forças da natureza e da perversão social.”
(FUNARI, Pedro Paulo. A cidadania entre os romanos. In: PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi (orgs). História da Cidadania. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2003. pág. 71)

Esses jogos, que eram tão característicos da sociedade romana da Antiguidade, estavam muito além de simples diversão para o povo e nem mesmo esses confrontos eram até a morte. Entre outros aspectos importantes do mundo romano, tais lutas envolviam: 

Alternativas
Comentários
  • Havia um responsável por presidir a luta que determinava se o derrotado deveria morrer ou não, sendo o povo bastante influente nessa decisão. Geralmente a manifestação popular era expressa apontando a mão fechada com o polegar para baixo, o que significava que o povo desejava a morte do derrotado. Entretanto nem sempre a morte era desejada e a mão fechada com o polegar voltado para cima indicava que o derrotado poderia ficar vivo.

    Por causa dessa característica, há historiadores que afirmam que muito além de simples diversão para o povo, essas lutas valorizavam o princípio da soberania popular, que se evidenciava, na arena, de forma incisiva e direta.

    Resposta: B

  • Uma falsa ideia de soberania das camadas populares, complementação do pão e circo.