-
Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar. Ou seja, embora exista um vasto espaço, há poucas moléculas de oxigênio disponíveis/concentradas em uma região. Isso é prejudicial para a saúde, podendo levar a uma alteração no pH do sangue, além de causar efeitos adversos como a falta de ar, uma vez que nossos pulmões se adaptam às condições comuns ao nosso cotidiano. Por outro lado, as temperaturas baixas inviabilizam as atividades biológicas, causando uma redução na potencialidade do ser humano (capacidade de erguer um simples martelo).
C
EsPCEx 2022
-
Quanto maior a altitude, mais baixa será a temperatura (menor pressão atmosférica) e quanto mais alta a altitude menor o oxigênio disponível para a respiração, pelo o ar se tornar mais rarefeito, tendo pouca variedade/concentração de gases e uma baixa pressão atmosférica.
-
O estudo do clima necessita da observação de amplos aspectos, notadamente os fatores climáticos, para que seja possível a compreensão dos processos que formam os diferentes tipos climáticos e produzir um entendimento mais adequado que a simples memorização de siglas e termos sem precisa conexão entre si.
A) Na extrema altitude, a umidade é mínima, já que as temperaturas são tão baixas que ocorre um congelamento quase instantâneo da água em estado líquido.
B) Não chove nessa altitude devido as baixas temperaturas e o intenso vento.
C) A altitude é um importante fator climático e quanto mais alto mais frio. A concentração de oxigênio também cai drasticamente devido a mudança nas concentrações de gases da atmosfera em grandes altitudes.
D) Dias mais curtos estão relacionados a altas latitudes e não altas altitudes.
E) Quanto maior a altitude menor é a pressão atmosférica.
GABARITO DO PROFESSOR: C
-
Ar é rarefeito, ou seja, suas moléculas de oxigênio são dispersas na atmosfera, logo fica mais difícil respirar em grandes altitudes.
LETRA C
APMBB