-
A exploração da prata no continente americano, principalmente por parte da Espanha, estava pautada no bulionismo. Nesse sentido, vale destacar que a contínua prática de extrair recursos minerais em territórios novos caracterizou o que alguns autores chamam de Revolução dos Preços. Com mais moeda do que o normal, a inflação é inevitável. Diante disso, a Europa Ocidental vivenciou uma fase de alta dos preços. Por outro lado, o trabalho compulsório foi largamente imposto. Não só aproveitando as estruturas sociais já existentes, mas também intensificando o processo de aculturação, além, claro, das práticas desumanas... Tudo em prol do progresso, mas o progresso de apenas um dos lados.
Nesse período não podemos falar de Revolução Industrial. Vale destacar que o maior influenciador da Era das Máquinas foi, nesse aspecto, o Brasil, então colônia de Portugal, o país devedor que quitou seus débitos com a galinha dos ovos de ouro/verde.
O sistema econômico era o mercantilismo. Não vou colocar como princípio do capitalismo, uma vez que não há consenso entre os profissionais da ciência histórica.
Quando uma alternativa cita o Caribe, distancia do que realmente a questão aborda: o bulionismo espanhol no século XVI.
Portanto, gabarito E
EsPCEx 2022
-
a) incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa.
Errada, Rev. Industrial só bem mais na frente
b) contribuiu para o declínio do império asteca, além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades em áreas até então despovoadas.
Errada, contribui sim para o declínio do império asteca porém não causou tanto impacto ambiental , o que vai mais causar impacto ambiental depois é na Rev Industrial
c) acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global, substituindo-o pelo capital industrial e financeiro.
Errada, os cara queria era ter mais e mais dinheiro com pratas e ouros como que eles ia extinguir as formas de acúmulo de capital?
d) conectou o continente americano com partes do extremo oriente, onde a prata também era explorada, além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao Caribe.
Errada, lembre se os índios foram a mão de obra mais explorada os escravos não eram muito mas mesmo assim tinha
e) aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia, além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.
Correta, o chamado Bulionismo como Vinicius falou a descoberta de prata e ouro fez com quer tivesse moedas e como já tinha fala anterior exploraram muito os índios
-
Assim que um território se compreendia enquanto um Estado, na Europa dos Tempos Modernos ( entre os séculos XV e XVIII) , dava início à expansão marítima e comercial. Esta expansão tinha como objetivo obter a posse de novos territórios e deles extrair metais preciosos, ou produtos de alto valor de revenda no mercado internacional, para fortalecer a economia desse estado recém-formado. A Espanha apresentou aos europeus de um novo continente: a América. Os espanhóis chegaram à região dos chamados povos pré-colombianos, na Meso América mas, todo o desenvolvimento da civilização Asteca não foi o suficiente para dissuadi-los dos interesses mercantis de acumular metais preciosos nem de qualificar tais povos como “ selvagens"c e “ inferiores"
As estratégias para a contenção e a subjugação foram variadas. Desde o confronto direto em guerras ou, instigando a rivalidade entre tribos locais. A alta mortalidade dos nativos deu-se também pelo contato das populações com doenças que não existiam na América como a varíola , escorbuto e gripe. Após a consolidação da conquista do território foi instalado o aparato burocrático administrativo cujo objetivo era controlar a exploração econômica. As atividades econômicas realizadas na América Espanhola eram a extração de metais preciosos e o plantio de monoculturas tropicais para exportação.
Entre as alternativas uma indica a importância da exploração de prata na América Espanhola para a história mundial. O tema pode ser considerado clássico e não há dificuldade quanto à bibliografia . Há publicações de História para Ensino Médio que tratam da Expansão Marítima e da ocupação da América de forma bastante completa. Vale conferir aquelas de Ronaldo Vainfas, Patrícia Braick e Miriam Becho
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a Revolução Industrial Inglesa, ocorrida na segunda metade do século XVIII, foi um dos eventos que levou ao fim da exploração colonial. A Revolução Industrial Inglesa, a Revolução Francesa, A Independência do Haiti, As Guerras Napoleônicas foram alguns dos eventos que culminaram com a Independência da América Espanhola.
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o Império Asteca tem o seu declínio com a chegada dos espanhóis. O declínio se concretizou com a mortandade das populações nativas em função das doenças e confrontos. As populações nativas do Império Asteca extraíam a prata para seu próprio uso, com significado social e político, e não para fins mercantis. Além disso, a exploração em escala comercial degradou o meio ambiente da região. Sem levar em consideração o desmatamento causado para a plantação das monoculturas agroexportadoras. Essas atividades desbaratam os mecanismos de sobrevivência das civilizações locais.
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a extração de metais preciosos continua ocorrendo nos dias de hoje. O mercantilismo apareceu como um conjunto de práticas econômicas em um período de transição entre o feudalismo e o capitalismo. O Capitalismo é um modo de produção que se consolidou com a Revolução Industrial Inglesa.
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois os negros africanos escravizados eram explorados não simplesmente “atraídos". Eles eram retirados compulsoriamente de seus territórios para serem escravizados em outro continente. Também era utilizada a mão de obra da população nativa dos territórios do Império Asteca.
E) CORRETA- Esta afirmativa está correta pois as estruturas sociais das populações nativas foram impactadas com a chegada dos espanhóis. Primeiramente os nativos não possuíam a ótica de produção da Espanha que visava o lucro e o acúmulo de metais preciosos. A proposta de produção para lucro explorava a mão de obra local, impondo uma estrutura social diferente da que viviam.
Gabarito do Professor: Letra E.