SóProvas


ID
5063353
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A ascensão de regimes autoritários na Europa nas primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de origem social heterogênea. Dentre estes grupos, destaca(m)-se:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer o estudo dos fatos que levaram os regimes totalitários ao poder. Repare, não é porque, não é a causa, mas o desenrolar.

    Mussolini havia perdido as eleições. Não havia uma conformidade entre a derrota e o ideal tirânico do ditador. Nesse contexto, já havendo uma movimentação de caráter opressor, move as tropas dos camisas negras até a sede do poder. É muito válido destacar que os regimes totalitários possuem sempre uma desculpa: não vamos deixar o comunismo tomar conta da região. E nesse caminhar, na luta contra um inimigo que só a mente do autoritário enxerga, instalou-se o golpe através da ameaça dos Camisas Negras.

    Obs: Hitler não chega ao poder através de golpe. Isso é o que mais me assusta quando estudo a história...

    B

    EsPCEx 2022

  • Em 1923 foi criada a SA, abreviação para Secção de assalto (em alemão – Sturmabteilung). Era um grupo militar comandado por Ernst Röhm que tinha como objetivo defender o Partido nazi mas foi considerado um perigo porque ameaçava o poder de Hitler devido à sua crescente autonomia, assim, foi substituído pelas SS.

    Esta era um grupo militar constituído por homens de raça Ariana e fiéis ao Partido Nazista- tinham como lema “A minha honra é a minha lealdade”. Ao fim de uns tempos a SS tornou-se uma das maiores e mais poderosas organizações nazis.

    Assim que Heinrich Himmler foi nomeado líder da SS, esta começou a mudar. Himmler fez desta entidade paramilitar um exército próprio chamado Waffen SS que era independente do exército alemão principal (Wehrmacht). Inicialmente o exército não tinha mais de 280 militares mas, em 1933 o exército passou a ter mais de 200 mil homens. Este crescimento não parou e durante a Segunda Guerra Mundial a SS tinha mais de um milhão de membros.

    Apesar de todo este crescimento, a SS teve um fim. Depois da guerra a Schutzstaffel (SS) foi considerada como uma organização criminosa pelo governo alemão , responsabilizada por inúmeros massacres e crimes de guerra e contra a humanidade.

    https://contaroholocausto.wixsite.com/holocausto/single-post/2017/04/01/As-guardas-SA-e-SS

  • Os Camisas Negras de Mussolini

  • Tá mas você sabe o que era os outros? Então vamos lá se não sabe...

    • Tropa de Proteção : foi uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista e a Adolf Hitler na Alemanha Nazista e mais tarde na Europa ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

    • Seção de Assalto (SA) ( Tropas de Assalto) : Foi a milícia paramilitar durante o período em que o Nazismo  exercia o poder na Alemanha. Seu líder era Ernst Rohm, capitão do exército e notório por seu senso de organização e sua capacidade de comando.

    • Falanges espanholas:  foi uma organização política Espanhola de inspiração fascista ativa em 1933 e 1934.

    • Milícias salazaristas: Maior ditadura

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Falange_Espanhola#:~:text=A%20Falange%20Espa%C3%B1ola%20(FE)%20(,ativa%20em%201933%20e%201934.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sturmabteilung

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Schutzstaffel#:~:text=(em%20Alfabeto%20r%C3%BAnico)%2C%20foi,durante%20a%20Segunda%20Guerra%20Mundial.

  • O texto exposto na questão se referia ao fato de que a esposa do presidente Hermes da Fonseca tenha tocado um tango de Chiquinha Gonzaga. Este tango intitulado pela autora como “Gaúcho" foi apresentado aos representantes do corpo diplomático e a elite carioca. O “Gaúcho" era popularmente conhecido como “Corta Jaca". A indignação de Rui Barbosa foi pelo fato deste tipo de música popular brasileira adentrar os salões da elite do país. 

    A) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois a indignação de Rui Barbosa estava diretamente relacionada à música popular brasileira apresentada pela primeira dama na reunião diplomática. A mudança do regime político não modificou o status quo da elite brasileira que ainda estava atrelada à cultura europeia. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o discurso criticou a apresentação de uma música popular brasileira. Rui Barbosa demonstrou a sua indignação de que tal música de Chiquinha Gonzaga fosse tocada com o mesmo destaque de uma música de Wagner. Além disso, degradou a música por esta ter características opostas às músicas clássicas apresentadas em salões da elite carioca. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o sentimento de nacionalismo começou a surgir mais forte no pós-primeira Guerra Mundial. O Brasil manteve-se neutro na Primeira Guerra Mundial até o momento que submarinos alemães torpedearam o navio brasileiro Paraná. No dia 11 de abril de 1917, o Brasil declarou guerra ao Império Alemão e aos seus aliados. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o programa musical da recepção foi considerado chulo não devendo ser apresentado à elite da sociedade brasileira. Pois, segundo Rui Barbosa, uma música popular não pode ser considerada arte tal qual a do músico erudito Wagner. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a apresentação do tango apelidado de “Corta Jaca" foi alvo de críticas à cultura popular do país. Em seu discurso apresentado no texto da questão, Rui Barbosa criticou a música popular brasileira em detrimento da música europeia. Inferimos assim que a música cosmopolita e europeia seria, de acordo com Rui Barbosa, a que deveria estar presente nos encontros da alta sociedade. 

    Gabarito da Banca: Letra B.
    Gabarito do Professor: Letra A.