SóProvas


ID
5063362
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto:


A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado (...). É o que aconteceu em Esparta (...).

Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam quase todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? (...) as mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível.

Aristóteles, A política. Rio de Janeiro: Ediouro, s./d., p. 79-80.


É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:

Alternativas
Comentários
  • As mulheres de Esparta eram valorizadas, pois assumiam papéis importantes qdo seus maridos estavam em guerra (quase sempre)
  • Os homens estavam focados no exército. E por essa razão, cabia as mulheres ficarem responsáveis pela agricultura, logística, economia e manutenção do lar, tinham o direito de se divorciarem. E caso o fizessem, elas não perderiam suas riquezas e nem os seus direitos com seus filho.

    Direito de ter bens e de os administrar. Elas chegaram até mesmo a controlar dois quintos das terras espartanas.

    Diferente dos homens, que eram treinados para as batalhas, as mulheres espartanas recebiam uma educação dada pelo Estado. Desde pequenas, elas aprendiam a ler, escrever, tocar música e dançar. Além de, claro, também receberem treinamento físico, praticarem esportes e participarem de competições.

    fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/como-era-vida-das-mulheres-de-esparta/

    Materia excelente sobre as mulheresespartanas : https://auroraoriental.wordpress.com/2020/07/08/as-mulheres-de-esparta/

  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • As instituições de Esparta tinham como principal característica o militarismo. Os aristocratas se dedicavam as atividades militares dos vinte aos sessenta anos. Esporadicamente os militares também se envolviam em questões políticas. Os espartanos não faziam distinção de gênero, dessa forma homens e mulheres se dedicavam às atividades militares e políticas. 

    Para Aristóteles, era nisso que consistia a corrupção. Segundo a teoria aristotélica, o homem é em sua natureza mais forte do que as mulheres. A relação macho/fêmea seria por natureza uma relação de superior a inferior, na qual o homem seria o governante e a mulher seria a governada, independentemente do ambiente que estivessem inseridos. Sendo assim, a natureza teria feito o homem mais afeito à liderança do que a fêmea. Desta forma explica-se o trecho de autoria do filósofo, o que reflete a maneira de pensar de grande parte dos gregos. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta acerca das mulheres na Grécia Antiga. 

    Sendo a questão específica acerca da civilização grega antiga, é necessária a leitura de bibliografia específica a respeito como a coleção História antiga Grécia e Roma: A formação do Ocidente , de Flávia Schlee Eyler. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a educação formal grega em Atenas era direcionada para os homens a partir dos sete anos de idade. O seu objetivo era o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano baseado em três disciplinas: a ginástica, a música e a escrita. A educação das mulheres era restrita ao ambiente doméstico para aquelas que pudessem ter tutores. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois em Esparta não havia distinção de gênero nas atividades na infância. As mulheres eram preparadas fisicamente para gerar filhos fortes para fazer parte do Exército. Também eram consideradas aptas a dirigir finanças das suas propriedades quando seus maridos estivessem em atividade militar, além de poder participar das reuniões que decidiam a vida política espartana.

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres espartanas possuíam direitos de opinar na vida política de Esparta. A cidade não recuperou a sua hegemonia após perder a Batalha de Leuctra, em 371 a.C. Este fato facilitou para que os espartanos fossem subjugados pelo Império Macedônico. Entretanto, as mulheres de Esparta já tinham adquirido direitos políticos anteriormente. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as mulheres atenienses não possuíam direitos políticos no período da democracia. Os direitos políticos na democracia eram dados aos homens livres maiores de 21 anos, cidadãos atenienses e que fossem filhos de pais e mães atenienses. Uma vez que não possuíam direitos políticos não podiam participar das discussões na Eclésia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois Esparta perdeu a Batalha de Leuctra para Tebas. Após esta derrota, Esparta não teve capacidade de recuperar a sua hegemonia na Grécia. Sendo assim, não havia a possibilidade das mulheres espartanas integrarem o conselho dos mais velhos na cidade de Tebas. 

    RESPOSTA: B
  • PELO INCRIVEL QUE PAREÇA, ERA EM ESPARTA A MENOR SEGREGAÇÃO DE HOMENS E MULHERES!

  • PELO INCRIVEL QUE PAREÇA, ERA EM ESPARTA A MENOR SEGREGAÇÃO DE HOMENS E MULHERES!