SóProvas


ID
5063629
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a, estritamente, impessoal. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, percebe-se que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, pois:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual de Redação da Presidência da República 3ªedição, em sua página 20. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais possuem três direcionamentos: a) da ausência de impressões individuais de quem comunica; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Na questão, é indagado a respeito da impessoalidade de quem recebe a comunicação, nesse caso, ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a uma instituição privada, a outro órgão ou a outra entidade pública. Em todos os casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal.

    Segundo esse texto, a alternativa correta é a assertiva B.

  • A = da ausência de impressões individuais de quem comunica - 1º Parte

    B = da impessoalidade de quem recebe a comunicação

    C = da ausência de impressões individuais de quem comunica - 2º Parte

    D = do caráter impessoal do próprio assunto tratado

  • Não entendi nada. Por que a letra A está errada?

  • Gente, notem que a questão tá se referindo sobre a impessoalidade de quem os recebe, ou seja, o público. A alternativa que fala claramente sobre isso é a B.

  • Top alguns comentários

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do atributo da impessoalidade.


    De acordo com o Manual de Redação, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

    A respeito do segundo aspecto, que é o cobrado no enunciado da questão, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, pois ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a uma instituição privada, a outro órgão ou a outra entidade pública. Em todos os casos, há um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal. Portanto, a única alternativa que responde este item é a letra B.



    Gabarito da professora: Letra B

  • questãozinha braba.

  • Nossa, questão maldosa.

  • Todas as alternativas estão, de certa forma, corretas. Mas percebam que a questão faz referência à: " impessoalidade de quem recebe a comunicação"

    Alternativa "A" se refere ao emissor da comunicação.

  • IMPESSOALIDADE nas comunicações oficiais:

    • Impessoalidade do Emissor: Ausência de impressões individuais, a comunicação é sempre feita em nome do serviço público

    • ✅ Impessoalidade do Receptor: Deve ser tratado de modo impessoal, como parte de um órgão ou como público (no caso de comunicação direcionada a cidadãos).

    • Impessoalidade do Assunto: Sempre assuntos de interesse público, afetos ao serviço público;

    Não cabe aqui tratar de assuntos de interesse pessoal do servidor.

  • De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, percebe-se que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, pois:

    IMPESSOALIDADE DE QUEM RECEBE A COMUNICAÇÃO <<<<<<<<<<<<<< Então a que se encaixa é a (B) ,

    EU errei mas percebi o erro haha