SóProvas


ID
5063641
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os critérios distintivos dos contratos administrativos são os elementos de sua conformação jurídica que ensejam um tratamento normativo diferenciado em relação aos contratos privados; ou, em outras palavras, tais critérios são a razão de ser de uma categoria jurídica autônoma denominada “contrato administrativo”. Sobre estes critérios, é correto afirmar que o critério do objeto:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    É que estabelece serem administrativos os contratos voltados à organização e ao funcionamento de serviços públicos, de atividades típicas da Administração Pública.

  • Questãozinha capciosa!

  • "A fim de distinguir os contratos administrativos dos contratos de direito privado, segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, são adotados alguns critérios, os quais se definem em: subjetivo ou orgânico; do objeto; finalidade pública; procedimento; e cláusulas exorbitantes.

    No que se refere ao critério subjetivo ou orgânico trata-se do poder imperativo da Administração Pública na celebração contratual, não apresentando tal forma, considerar-se-á de direito privado. Em relação ao critério do objeto, tem-se que: o contrato administrativo tem a organização e funcionamento dos serviços públicos como objeto, ao contrário se em seu conteúdo contiver a prestação de atividade privada, será contrato de direito privado, regido pelo Direito Civil.

    Por sua vez, o critério de finalidade pública, contestado, afinal mesmo agindo sob regime privado cabe à Administração Pública atuar com tal objetivo, ao contrário disto poderá incidir em desvio de poder. Já no critério de procedimento, o contrato administrativo exige formalidades, as quais são inerentes à presença da Administração Pública, como, p.ex., da forma, da motivação e da publicidade."

    FONTE: https://paulobyron.jusbrasil.com.br/artigos/528621154/o-contrato-administrativo#:~:text=Em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20ao%20crit%C3%A9rio%20do,privado%2C%20regido%20pelo%20Direito%20Civil.

    studygram: @let.concurseira

  • E o contrato de limpeza, de manutenção dos elevadores, de fornecimento de água mineral do órgão? São serviços públicos?

    As contratações destinadas à manutenção da estrutura e funcionamento dos órgãos e entidades da Adm. também são contratos administrativos, salvo os de locação de imóveis.

    Essa falta de tecnicidade é lamentável.

  • A presente questão trata do tema contratos administrativos.


    Em linhas gerais, contratos administrativos “são os ajustes celebrados entre a Administração Pública e o particular, regidos predominantemente pelo direito público, para execução de atividades de interesse público".

     

    Cabe destacar, que neste tipo de vínculo é natural a presença das cláusulas exorbitantes que conferem superioridade à Administração em detrimento do particular.

     

    Dentre as características básicas dos contratos administrativos, a doutrina elenca as seguintes: i) desequilíbrio contratual em favor da Administração, tendo em vista a presença das cláusulas exorbitantes, e ii) regime predominantemente de direito público, com aplicação supletiva das normas de direito privado.

     

     

    Passemos a analisar cada uma das alternativas:

     

    A – ERRADA – a primeira parte da afirmação está correta, já que, de fato, nos contratos administrativos existe nítida desigualdade entre as partes contratantes, considerando a presença das cláusulas exorbitantes, que consagram prerrogativas à Administração e sujeições ao contratado. Contudo, a segunda parte da oração dá a entender que o interesse público está presente apenas nos contratos administrativos, o que mostra-se equivocado, já que os contratos privados da Administração também tem por objetivo a satisfação do interesse público.

     

    B – CERTA – de fato, é possível afirmar que os contratos em que a Administração Pública celebra para a prestação de serviços públicos (contratos de concessão, por exemplo), e para o desenvolvimento de atividades típicas de Estado, são nítidos contratos administrativos, considerando a predominância das regras de direito público e a posição de superioridade da Administração em decorrência das cláusulas exorbitantes.

     

    C – ERRADA – uma das características dos contratos administrativos é o formalismo moderado. Como regra, a atuação administrativa exige maiores formalidades que a atuação privada, tendo em vista a gestão da coisa pública. Contudo, apesar dos contratos de direito privado possuírem forma livre, há inúmeras exceções legais que exigem formalidades e solenidades especiais para a formação do vínculo. Como exemplo, podemos citar aqueles instrumentos em que a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente.

     

    D – ERRADA - vide letra C.

     

     

     

    Gabarito da banca e do professor: B

    (Oliveira, Rafael Carvalho Rezende. Licitações e contratos administrativos: teoria e prática / Rafael Carvalho Rezende Oliveira, prefácio José dos Santos Carvalho Filho – 7.ed.,rev.atual.e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018)

     

    (Direito administrativo descomplicado / Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo. – 26. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018)

  • A alternativa c e d são iguais

  • Não me liguei que era a critério do objeto...