A questão cobra conhecimento sobre a NR-4 que versa sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT. A questão pede o item correto em relação ao Quadro II constante na Norma.
De acordo com o referido Quadro II para risco 4 quando a empresa tem de 501 a 1.000 empregados:
- Técnico Seg. do Trabalho ______________4__
- Engenheiro de Seg. do Trabalho _______1_
- Aux. Enfermagem do Trabalho _____.___1_
- Enfermeiro do Trabalho ___________._.__0_______
- Médico do Trabalho _______________..___1
A- INCORRETA. O número de técnicos de segurança está incorreto. São 4 e não 3.
B- INCORRETA. O número de técnicos de segurança está incorreto. São 4 e não 3. Além disso não há obrigatoriedade de enfermeiro do trabalho.
C- INCORRETA. Faltou o auxiliar de enfermagem do trabalho.
D- INCORRETA. Não há obrigatoriedade de enfermeiro do trabalho.
E- CORRETA. O item traz as quantidades de profissionais corretas, de acordo com o risco e com a quantidade de empregados.
GABARITO: LETRA E
Essas questões que exigem do candidato que decore a tabela do SESMT não leva a nada, pois durante a rotina é feita uma breve consulta quando necessário, até mesmo pelo fato de que no Quadro I é impossível de ser decorado, e o profissional já vai consultar de qualquer forma para saber o Grau de Risco do seu CNAE. Porém as bancas por deficiência técnica dos seus elaboradores insistem em cobrar esse tipo de questão.
Então chega de "choro" e vamos lá.
É possível fazer várias relações na tabela para que quando apareça uma questão dessas nas provas você consiga eliminar algumas alternativas e aumentar a chance de acerto.
Uma delas é relacionar que sempre que tiver um EST sempre terá um Médico na mesma proporção. (Única exceção é no grau de risco 1 entre 1001-2000 empregados, então tome cuidado com essa relação no grau de risco 1)
Outra é com o cargo de enfermeiro do trabalho, somente terá enfermeiro do trabalho em empresas "grandes" (>3500 empregados) e sempre será um enfermeiro. Apareceu mais de um enfermeiro, pode "cortar" a alternativa.
Existem outras dicas que ajudam, você pode seguir essa lógica e criar suas próprias relações (Um alerta é que a NR 04 está em revisão e existe a possibilidade de modificarem esse quadro)
*Última dica: pegue uma versão da NR 04 diferente da do site do ENIT, a última atualização foi em 2016 mas no último ano modificaram a formatação e fica muito ruim de visualizar na que está no site, pois as linhas estão "tortas".