-
Gabarito: (A) → Solicita-se à chefia desta Secretaria que proceda à análise dos documentos para que se possa dar continuidade às ações previstas no projeto de revisão das aposentadorias no prazo estipulado.
___
Atributos da redação oficial [copiado do colega Terssando]
- Clareza e precisão;
- Objetividade;
- Concisão;
- Coesão e coerência;
- Impessoalidade;
- Formalidade e padronização; e
- Uso da norma padrão da língua portuguesa
Denota-se que as outras alternativas não apresentam textos impessoais, utilizando-se excessivas palavras que comprometem a clareza e concisão do texto.
-
Esta é
uma questão que exige do candidato conhecimento referente à linguagem adequada a ser
empregada nos documentos oficiais.
a) Verificamos que este período
atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além
disso, todos os atributos foram respeitados, bem como o emprego da 3ª pessoa foi feito adequadamente. Dessa forma,
esta é a alternativa correta.
b) O uso da 1ª pessoa (Peço) desrespeita o atributo da impessoalidade, pois tal característica orienta que a pessoalidade seja abstraída dos atos administrativos. Assim, esta alternativa é incorreta.
c) Esta frase claramente infringe o atributo da concisão, um vez que apresenta informações supérfluas e adjetivos desnecessários. Por isso, consideramos que este texto não consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Então, esta alternativa é incorreta.
d) Nesta frase, o uso dos verbos no modo imperativo impede que haja a formalidade necessária para as comunicações oficiais. Além disso, o atributo da padronização também não foi respeitado. Conforme estabelece o Manual de Redação, é imperativa certa formalidade de tratamento e que seja feito uso de papéis uniformes. Assim, tais características não foram identificadas no texto e, portanto, esta alternativa é incorreta.
e) Esta frase, infringe os atributos da concisão (mui respeitosamente), da impessoalidade (à estimada
chefia) e da clareza, uma vez que a ideia não está completa. O texto diz que "vem respeitosamente solicitar", entretanto, não é possível saber até o final do texto qual era a solicitação desejada. Desse modo, identificamos que esta alternativa é incorreta.
Gabarito:
Letra A.
-
Peço à chefia desta Secretaria que analise com o rigor de sempre os documentos enviados para que se dê continuidade às ações previstas no projeto de revisão de aposentadorias dentro do prazo. (Puxação-de-saco, não pode)
É imperioso que, diante de tantas demandas a que estamos expostos, as quais avolumam-se muitas vezes por atraso das instâncias superiores, esta Secretaria analise de forma compromissada e célere os documentos enviados dos quais dependemos para dar continuidade às ações que estão previstas no projeto destinado à revisão das aposentadorias no prazo estipulado. (Dá para notar que o emissor está bravo, não pode)
Cumpram-se os prazos e evitem-se dores de cabeça, uma vez que hão de existir interessados na tramitação rápida de processos que lhes digam respeito e que certamente ainda carecem da análise desta Secretaria. (Informalidade e arrogância, não pode)
Vimos mui respeitosamente solicitar à estimada chefia desta Secretaria, que tanto tem colaborado conosco em função das demandas que vão surgindo e se avolumando ao longo do tempo, e que o tem feito com probidade e respeito. (Puxação-de-saco, não pode)
-
Por que tem crase em 'proceda à análise'?
-
O verbo proceder exige preposição a e o substantivo análise aceita o artigo a
-
ninguém pede nada
sempre solicita-se aos detentores de poder
e eles determinam respostas aos pedidos
-
Apenas a título de complemento:
Vimos mui respeitosamente solicitar
O verbo é VIR (ir de um lugar para o outro). O correto é: "VIEMOS mui respeitosamente..."
-
NRPR pede um pouco de bom senso também kkkk
imagino você falar pro superior "Peço à chefia desta Secretaria que analise com o rigor de sempre"
ela olha e pensa "que servidor abusado em" kkkkk
Bons estudos!