SóProvas


ID
5066722
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi Mirim - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Diferentemente do conceito de satisfação no trabalho, o conceito de comprometimento organizacional tem a ver com a forma como o trabalhador se relaciona com a organização, sua adesão às práticas organizacionais e se integra seu trabalho e suas ações para o alcance das metas e objetivos da organização em que atua. Um dos tipos de comprometimento é chamado de instrumental e refere-se ao fato de o funcionário

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Comprometimento instrumental:

    São colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela. Para eles, a questão financeira é um motivador que os mantêm ativos dentro do ambiente corporativo. 

    Geralmente, este tipo de comprometimento organizacional está relacionado a colaboradores com pouca qualificação profissional e que precisam permanecer na empresa não porque querem, mas por necessidade.

    O comprometimento instrumental também é conhecido pelos especialistas como comprometimento calculativo. 

    FONTE: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/quais-5-tipos-comprometimento-organizacional/

  • COMPROMETIMENTO AFETIVO - Também conhecido como atitudinal, este tipo de comprometimento organizacional diz respeito aos colaboradores que mantém um vínculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam. Estes profissionais sentem-se valorizados e têm orgulho em estar na organização, se colocando sempre à disposição para contribuir em prol da empresa. Neste tipo de comprometimento, os objetivos do funcionário estão alinhados aos da empresa, sem interferência de suas ambições ou projeções pessoais. Este tipo de comprometimento é estabelecido pela sensação de identificação e pertencimento do colaborador com a empresa. Sua ligação é extremamente relacionada a fatores profissionais e ao seu crescimento na mesma.

    COMPROMETIMENTO INSTRUMENTAL - São colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela. Para eles, a questão financeira é um motivador que os mantêm ativos dentro do ambiente corporativo. Geralmente, este tipo de comprometimento organizacional está relacionado a colaboradores com pouca qualificação profissional e que precisam permanecer na empresa não porque querem, mas por necessidade. O comprometimento instrumental também é conhecido pelos especialistas como comprometimento calculativo. 

    COMPROMETIMENTO NORMATIVO - São colaboradores que permanecem em determinada empresa porque se sentem obrigados a estar dentro dela, seja por causa de um “débito” com a organização ou para retribuir um favor por algum benefício recebido em determinado momento.

    COMPROMETIMENTO SOCIOLÓGICO - Trata-se de uma relação de chefia e subordinação em que os colaboradores, normalmente com pouca qualificação e conhecimentos sobre seus direitos, aceitam a dominação imposta pela empresa como algo normal ou natural. Normalmente, se mantêm na empresa muito mais pela garantia de um salário fixo do que por gostar de estar ali.

    COMPROMETIMENTO COMPORTAMENTAL - Este é um tipo de comprometimento organizacional em que se percebe que o colaborador é verdadeiramente comprometido com a empresa a partir de suas atitudes no dia a dia, como chegar sempre no horário, entregar suas demandas no prazo estabelecido e com qualidade, pelo tempo em que ele trabalha na organização, entre outros fatores, que demonstram com efetividade o seu esforço para contribuir com os resultados corporativos. 

  • Instrumental = dinheiro.

    Gabarito: B.