-
Chuvas orgráficas também são chamadas de chuvas de relevo.
-
Oxe, chuvas orográficas e chuvas de relevo são os mesmo conceitos..
-
Gabarito (C)
Porém...
Chuva orográfica também é conhecida como chuva de relevo. Ela é provocada pelas condições do relevo. Essa questão deve ser anulada, pois consta com dois gabaritos: B e C.
Bons estudos!
-
Algo de errado não está certo.
-
nossa acertei pq a primeira alternativa que vi foi orográfica mas de relevo é a mesma coisa, questão podre
-
CHUVAS OROGRÁFICAS
Chamadas como chuvas de serras, ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, comum nas encostas voltadas para o mar, nos litorais paranaense, catarinense e paulista.
CHUVAS FRONTAIS
São as originárias do encontro de duas massas de ar, uma quente e uma fria, ambas úmidas, mas com diferença de pressão e temperatura.
Resposta: C
-
Chuva Orográfica (ou de relevo)
• Ocorrem em regiões onde barreiras orográficas
forçam a elevação do ar úmido, provocando
convecção forçada, resultando em resfriamento
adiabático e em chuva na face a barlavento. Na face a
sotavento, ocorre a sombra de chuva, ou seja,
ausência de chuvas devido ao efeito orográfico.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4299936/mod_resource/content/1/Tipos%20de%20precipita%C3%A7%C3%A3o.pdf
-
A chuva de convecção é típica do verão. As temperaturas elevadas provocam a rápida evaporação das águas, formando nuvens carregadas de umidade que ganham altitude e, ao se condensar, o vapor de água cai em forma de chuvas de verão
O que são chuvas orográficas ou de relevo?
As chuvas orográficas, conhecidas como (chuvas de relevo), ocorrem quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha ou uma serra. Com a queda da temperatura, o vapor de água condensa e provoca chuva.
Chuvas Frontais São precipitações, que ao contrário das chuvas de verão (que são intensas e rápidas), possuem duração extensa ou moderada e sua intensidade é baixa – com volume de água suave e contínuo. Sua duração – algumas horas até a alguns dias – tem relação direta com a velocidade de deslocamento da frente fria ou quente. Quanto maior a frente e quanto menor a velocidade de deslocamento da frente, mais demorado será o período de chuvas.
Fonte:https://www.infoescola.com/geografia/chuva-frontal/
-
Ainda bem que existe os comentários viu..