SóProvas


ID
5067232
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.

ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.

A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como

Alternativas
Comentários
  • A historiadora Martha Abreu é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Ela se dedica ao estudo da Diáspora Africana nas Américas, desenvolvendo trabalhos sobre cultura popular, música negra, patrimônio cultural, pós-abolição, memória da escravidão e relações raciais. O artigo mencionado na questão tem como objetivo oferecer uma reflexão sobre o legado da canção produzida pelos escravos, ou como ela chama “o som do cativeiro" nas experiências escravistas dos Estados Unidos e no Brasil, encontrando assim diálogos e disputas desta herança. 
    As canções dos escravos são amplamente conhecidas e divulgadas, mas não necessariamente colocaram os negros como protagonistas de suas músicas. Além disso, a música também foi utilizada para fazer diferenciações fundamentadas em raça de acordo com as teorias sociais raciais do século XIX. 
    Para responder esta questão é necessário o conhecimento sobre o pós abolicionismo, as teorias sociais raciais do século XIX e acerca do legado cultural dos africanos escravizados, além das manifestações folclóricas mais comuns. 
    Entre as alternativas está apresentado o conceito adequado ao trecho transcrito.

    A) INCORRETA – Ações afirmativas são políticas públicas desenvolvidas pelo governo para corrigir desigualdades raciais reproduzidas na sociedade ao longo dos anos. Tem por objetivo oferecer um tratamento isonômico com igualdade de oportunidades para todos. 

    B) INCORRETA - As missões civilizatórias nos séculos XVIII e XIX empregavam o discurso de que os povos que possuíam aspectos culturais, religiosos ou étnicos diferentes dos seus eram considerados selvagens e precisavam ser civilizados. Dessa forma, os povos considerados “civilizados" justificavam a dominação. 

    C) INCORRETA – A desobediência civil é uma forma de protesto político pela qual os indivíduos não cumprem a determinação prevista em lei por acreditar que ela é injusta. Esta forma de protesto ficou conhecida depois do movimento de independência da Índia, liderado por Gandhi, que incorporou o conceito de não violência à desobediência civil, pois os manifestantes não reagiriam à repressão quando submetidos a ela. 

    D) CORRETA – A apropriação cultural é um conceito antropológico, segundo o qual características simbólicas da cultura minoritária são utilizadas pela cultura dominante. A apropriação cultural por parte da cultura dominante não faz referência às práticas rituais e as lutas dos povos, muitas vezes banalizando e estereotipando os usos e costumes da cultura minoritária.

    E) INCORRETA – A xenofobia é a aversão ao que está relacionado ao estrangeiro. O comportamento xenófobo pode englobar discriminação a qualquer cultura, hábito ou religião diferente de pessoas que venham de fora do seu país ou localidade.

    Gabarito da professora: Alternativa D.