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Resposta: B
Em "A República", Platão dizia que uma cidade perfeita deveria ser governada por um cidadão filósofo, que sabia do homem e suas necessidades. Este homem deveria ser justo, sábio, ético e virtuoso e sem dúvida um grande representante do povo, pois para Platão, quando alguém do povo tivesse o poder, era sensato de que ele saberia o que seria mais justo para os que ele representa. E lembrando que, Platão enfatizava que o bem capital não se comparava ao bem de si mesmo.
Fonte: Brainly
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pra mim, a B ta igual a D.
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O argumento de Platão em "A República" é o de que para se organizar uma sociedade justa é preciso que os governantes acumulem saber filosófico, por isso advogava o reino de "reis filósofos" como o melhor arranjo de governo possível para a fictícia república de seu título.
Gabarito do professor: Alternativa B.
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Não há promoção da igualdade em um raciocínio que pressupõe a realeza do filósofo sobre os demais cidadãos da pólis.
Vale lembrar também que a democracia ateniense excluía escravos, mulheres e estrangeiros do exercício da cidadania.
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O argumento de Platão em "A República" é o de que para se organizar uma sociedade justa é preciso que os governantes acumulem saber filosófico, por isso advogava o reino de "reis filósofos" como o melhor arranjo de governo possível para a fictícia república de seu título.
Gabarito do professor: Alternativa B.
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GABARITO - B
Platão mostra que os representantes das cidades devem ser exemplos e jamais praticarem atos corruptos.
CAVEIRA!
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O que diferencia a B da D é que Platão fala sobre os ''reis filósofos'', pois a partir do governo desses haveria uma organização de uma sociedade justa.
Na letra D é mencionada a igualdade, mas se você analisar Atenas naquela época, você via que escravos, mulheres e estrangeiros não eram considerados cidadãos.
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Eu pensei assim:
Não poderia ser a D pois quem fala sobre IGUALDADE é Aristótales.
Platão fala sobre JUSTIÇA
espero ter ajudado ;)
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Não pode ser a E porque Platão já vivia em uma época em que a democracia direta já existia e estava muito bem consolidada.
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Platão acreditava que para ter um Estado de forma justa era necessário que o governante fosse um filósofo, pois sua única preocupação era a sabedoria.
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Para Platão uma sociedade perfeita seria aquela governada por filósofos, na chamada Sofocracia. Platão fala muito sobre a justiça de uma cidade assim, logo seria possível encontrar a resposta.
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A tese apresentada pressupõe a necessidade do conhecimento verdadeiro para a:
A superação de entraves dialógicos. F: O texto não fala sobre diálogo entre o governante e os governados, muito menos sobre a superação dessa estratificação social.
B organização de uma sociedade justa. V: É exatamente sobre isso que Platão discorre. O rei filósofo é a representação da virtude, os cavaleiros representam a coragem e o povo, a temperança. Essa é a estrutura de uma sociedade justa de acordo com Platão.
C formação de um saber enciclopédico. F: A elaboração do conhecimento verdadeiro não era necessariamente para formar um saber enciclopédico, é algo muito mais político, perceba que o texto não fala do compartilhamento ou agrupamento de saberes.
D promoção da igualdade dos cidadãos. F: Isso caracterizaria uma forma de governo democrática, o que se distancia do que defendia Platão.
E consolidação de uma democracia direta. F: Platão era contra a democracia direta, pois acreditava que o debate e administração política deveriam ser executados por pessoas esclarecidas racionalmente (os filósofos) e não por toda a população, o que caracteriza a SOFOCRACIA (governo com um rei filósofo).
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a obra republica foca no conceito de justiça, em uma sociedade onde o presidente seria o filosofo rei, e os governantes deveriam estudar por 50 anos com objetivo de fugir e controlar seus vícios e desejos em pro do bem-estar social.