SóProvas


ID
5067442
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um cidadão que se mudou de Brasília para Recife, após algum tempo, percebeu que partes de seu carro estavam enferrujando muito rapidamente. Perguntou para seu filho, estudante do ensino médio, a explicação para o fenômeno. O filho pesquisou na internet e descobriu que, por causa da maresia, gotículas de água do mar atingem os objetos de aço (liga de ferro e carbono) e intensificam sua corrosão. Com base nessa informação, o estudante explicou corretamente ao pai o efeito do cloreto de sódio na corrosão.

A explicação correta de a maresia acelerar a corrosão do aço é porque

Alternativas
Comentários
  • a) ferro oxida e não reduz;

    b) o carbono reduz e não oxida;

    c) não é nada relacionado com a tintura do carro;

    d) a maresia acelera a corrosão do aço porque ela torna a água mais condutora tendo em vista a presença do sal (NaCl) por fazer ligação iônica (metal + ametal) e conduzir corrente elétrica.

    e) não tem nada a haver dissolução do oxigênio na água.

  • O ferro oxida e o oxigênio reduz. A maresia acelera esse processo porque aumenta a condutividade elétrica do sistema, ou seja, o sal da água transporta os elétrons (do ferro - anodo - para o oxigênio - catodo) mais rapidamente.

  • Lembrem do esquema básico de uma pilha (a corrosão é uma pilha): ânodo, cátodo e ponte salina.

    Na ferrugem, o ferro oxida (é o ânodo), o oxigênio reduz (do oxigênio atmosférico a óxidos - é o cátodo). O papel da maresia, então, é fornecer um meio condutor para que os elétrons se movimentem, fazendo a pilha funcionar.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Difícil

  • https://www.youtube.com/watch?v=8NCLAhPcaV8

  • Fiquei na dúvida, mas se a A estivesse correta, a B também estaria. Porém, quem oxida é o ferro e quem reduz é o Carbono

  • Essa foi bem difícil, pois pega um tema simples em uma situação fora do habitual. Resposta D, mas errei essa.

  • A água pura não conduz eletricidade. Porem, na presença de um soluto iônico, como o NaCl, a água se torna condutora e, em locais a beira do mar, as gotículas de água aderem-se às superfícies. Em superfícies como o aço, a corrosão se agrava por conta da propriedade condutora da solução água + NaCl.

    Além disso, as pinturas de pouco ajudam, pois o íon cloreto tem a propriedade de penetrar por entre os poros da pintura, indo buscar o metal lá embaixo da camada de tinta.

  • o nacl se dissocia, formando ions, que acaba deixando a agua mais condutora