-
-
a) ferro oxida e não reduz;
b) o carbono reduz e não oxida;
c) não é nada relacionado com a tintura do carro;
d) a maresia acelera a corrosão do aço porque ela torna a água mais condutora tendo em vista a presença do sal (NaCl) por fazer ligação iônica (metal + ametal) e conduzir corrente elétrica.
e) não tem nada a haver dissolução do oxigênio na água.
-
O ferro oxida e o oxigênio reduz. A maresia acelera esse processo porque aumenta a condutividade elétrica do sistema, ou seja, o sal da água transporta os elétrons (do ferro - anodo - para o oxigênio - catodo) mais rapidamente.
-
Lembrem do esquema básico de uma pilha (a corrosão é uma pilha): ânodo, cátodo e ponte salina.
Na ferrugem, o ferro oxida (é o ânodo), o oxigênio reduz (do oxigênio atmosférico a óxidos - é o cátodo). O papel da maresia, então, é fornecer um meio condutor para que os elétrons se movimentem, fazendo a pilha funcionar.
Gabarito : (D)
Nível de Dificuldade : Difícil
-
https://www.youtube.com/watch?v=8NCLAhPcaV8
-
Fiquei na dúvida, mas se a A estivesse correta, a B também estaria. Porém, quem oxida é o ferro e quem reduz é o Carbono
-
Essa foi bem difícil, pois pega um tema simples em uma situação fora do habitual. Resposta D, mas errei essa.
-
A água pura não conduz eletricidade. Porem, na presença de um soluto iônico, como o NaCl, a água se torna condutora e, em locais a beira do mar, as gotículas de água aderem-se às superfícies. Em superfícies como o aço, a corrosão se agrava por conta da propriedade condutora da solução água + NaCl.
Além disso, as pinturas de pouco ajudam, pois o íon cloreto tem a propriedade de penetrar por entre os poros da pintura, indo buscar o metal lá embaixo da camada de tinta.
-
o nacl se dissocia, formando ions, que acaba deixando a agua mais condutora