SóProvas


ID
5067934
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de São João do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Triagem Neonatal é um programa de rastreamento populacional que tem como objetivo geral identificar distúrbios e doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com relação ao Programa Nacional de Triagem Neonatal assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O teste do pezinho deve ser feito entre o 3° e o 5°no bebê.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal e a informação INCORRETA.

    A) Correto. A Portaria GM/MS nº 822, de 6 de junho de 2001, instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS, o PNTN, que estabelece ações de triagem neonatal em fase pré-sintomática em todos os nascidos vivos, acompanhamento e tratamento das crianças detectadas nas redes de atenção do SUS. Esse teste aumenta a chance de diagnóstico precoce e intervenções precoces.


    B) Correto. A triagem neonatal conhecida como "teste do pezinho", já é socialmente reconhecida como uma efetiva ferramento de prevenção a saúde, e tem a Atenção Básica como porta de entrada no Sistema de Saúde. Ele é feito em diversas unidades de atenção à saúde.



    C) Incorreto. Na atenção ao pré-natal, cabe esclarecer e orientar a população e a gestante sobre como e onde realizar o "teste do pezinho", de acordo com a rede de coleta organizada em seu estado, preconizando a necessidade dessa ser realizada a partir de 48 horas até o 30º dia de vida do bebê.



    D) Correto. Deve ser considerada como uma condição de exceção toda coleta realizada após o 28º dia de vida, por se tratar de um exame fora do período neonatal. É importante realizar o mais precoce possível.



    E) Correto. Se houver recusa por parte dos familiares para a coleta do "teste do pezinho", o responsável pela ação no ponto de coleta deve orientá-los sobre os riscos da não realização do exame. O fato deve ser documentado com a assinatura dos pais ou responsáveis. Não pode-se obrigar a realização.


     

    Resposta do Professor: C.

  • Na atenção ao pré-natal, cabe esclarecer e orientar a população e a gestante sobre como e onde realizar o "teste do pezinho", de acordo com a rede de coleta organizada em seu estado, preconizando a necessidade dessa ser realizada a partir de 48 horas até o 30º dia de vida do bebê.

    deve ser feito entre o 3° e o 5°no bebê