SóProvas


ID
5068684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Texto 4A3-II


    Las identidades se construyen en el relacionamiento del “yo” con el “otro”, del “nosotros” con los “otros”. De la misma manera que no tendría sentido un idioma exclusivo para sí, comprensible solamente por uno mismo, tampoco tendría validez una identidad aislada de los otros, una identidad exclusiva para sí mismo, si es que se pudiera realizar tal cosa. La identidad personal y la identidad social se construyen para estar presentes en el mundo con personalidad propia y gracias a estar en el mundo, gracias o a pesar de los otros, recibiendo-dandoparticipando de otras identidades. Resultado: diversidad de identidades y pluriidentidad personal y social. Entonces, aportar su singularidad al mundo es un acto vital para participar de él creando, para defender su espacio de libertad de las tendencias dominadoras y para posibilitar el diálogo y la cooperación con otras identidades compartiendo lo nuestro y recibiendo lo ajeno, lo que hace factible no solamente el enriquecimiento mutuo, sino también la pluriidentidad, fenómeno mucho más común de lo que estamos a admitir.

Víctor H. Ramos. ¿Existe una identidad lationoamerican?
Utopía y Praxis Lationoamericana, 2003 (con adaptaciones).

En “De la misma manera que no tendría sentido un idioma exclusivo para sí, comprensible solamente por uno mismo, tampoco tendría validez una identidad aislada de los otros”, del texto 4A3-II, las expresiones “De la misma manera” y “tampoco” construyen una relación de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA D

    las expresiones “De la misma manera” y “tampoco” construyen una relación de paralelismo.

  • Paralelismo:

    Há paralelismo quando há um encadeamento harmonioso e lógico entre as diferentes partes da oração e do texto. Para haver paralelismos, é necessário que haja correspondência e semelhança entre duas palavras, ideias, termos,… que possam ser comparadas entre si.

    https://www.normaculta.com.br/paralelismo/

  • Esta questão exige do candidato conhecimentos gramaticais acerca do uso que é feito do advérbio de negação tampoco e da expressão de la misma manera. Ambos buscam relacionar duas ideias no texto com caracertísticas semelhantes – isto é, ao adotar tampouco, busca-se relacionar duas ações com caráter negativo, enquanto que de la misma manera relaciona dois eventos que aconteceram de maneira semelhante ou que tenham características semelhantes. Neste sentido, as expressões são usadas para gerar certa simetria entre partes do texto. Essa reflexão é essencial para analisar as opções fornecidas e chegar à conclusão mais adequada.

    A) A comparação sugere que duas características, semelhantes ou diferentes, sejam analisadas entre si, estabelecendo o que têm de semelhante ou divergente. A simetria proposta pelos elementos “tampoco" e “de la misma manera" sugere uma balança, isto é, os elementos têm sempre a mesma polaridade. INCORRETA.

    B) Para que os elementos sejam enumerados, é necessário colocá-los em ordem de realização, seja por contagem cardinal (um, dois, três...), por contagem ordinal (primeiro, segundo, terceiro...) ou pelo uso de outros elementos que sugiram organização de eventos (primeiramente, em seguida, então, finalmente...). INCORRETA.

    C) A anáfora é uma figura de linguagem que consiste na repetição de uma palavra ou expressão para reforçar seu sentido. O que se vê entre “tampoco" e “de la misma manera" é que não há nem sentido nem palavras/expressões específicas que estejam sendo repetidas. INCORRETA.

    D) A simetria proposta pelos termos sugere que a relação construída entre as partes dos texto que são conectadas por tais termos ou expressões é uma relação de paralelismo. CORRETA.

    E) Parecido com a anáfora, o polissíndeto também é uma figura de linguagem em que há repetição, mas, neste caso, de conjunções. O que se vê entre “tampoco" e “de la misma manera" é que não há nem sentido nem palavras/expressões específicas que estejam sendo repetidas. INCORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra D.

  • GAB. d

    RUMO A PRF 2024