SóProvas


ID
5068855
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O princípio que nasceu com o Estado de direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais é o da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Maria Sylvia di Pietro, majestosamente, leciona que o princípio da legalidade nasceu com o Estado de Direito e constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais. Para a ilustre autora, a lei, ao mesmo tempo em que os define, estabelece também os limites da atuação administrativa que tenha por objeto a restrição ao exercício de tais direitos em benefício da coletividade.

    FONTE: https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/46200/o-principio-da-legalidade-no-ambito-administrativo

  • jurava que era impersoalidade.

  • Gabarito: Letra B

    Tão óbvio que errei. Fiquei entre legalidade e moralidade. :(

  • É só pensarmos que o Estado de direito nasceu por meio de uma norma/lei que visa garantir o respeito aos direitos individuais.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre os princípios da Administração Pública.

    Os princípios expressos da Administração Pública estão previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal. Neste sentido, vamos fazer a transcrição do texto constitucional e fazer uma breve explicação de cada um deles.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte.

    Legalidade - o princípio da legalidade pressupõe a conformação dos atos praticados com as previsões legais. No entanto, não impede o  Poder Executivo de editar atos normativos, desde que tais atos estejam em conformidade com a legislação, surge assim um limitador da atuação do Estado, que se vê autorizado a atuar apenas nos estritos limites da lei.

    Impessoalidade - o princípio da impessoalidade está expresso no art. 37 da Constituição Federal.  Segundo José dos Santos Carvalho Filho este princípio remete à ideia de não pertencimento a ninguém, ou seja, aquilo que não pode ser voltado especialmente para determinadas pessoas em detrimento de outras. O objetivo final deste princípio é o tratamento igualitário para com os administrados, sem qualquer distinção ou privilégio, retratando, portanto, o trecho descrito no enunciado. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 20).

    Moralidade - é um princípio expressamente previsto no art. 37 da Constituição Federal e impõe ao administrador público deve atuar conforme preceitos éticos exigidos, devendo, não apenas analisar os critérios de conveniência, oportunidade, e justiça das ações, mas também de ser honesto. 

    Publicidade - o princípio da publicidade é considerado um princípio expresso e prega a necessidade de ampla publicidade dos atos administrativos entre os administrados, permitindo, inclusive que estes possam exercer o controle social das ações administrativas, se, mostrando assim como elemento indispensável à participação democrática.

    Eficiência - o princípio da eficiência implementou o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal. Segundo José dos Santos Carvalho Filho o núcleo do princípio é a busca pela produtividade e economicidade, e, o mais importante, a necessidade de redução de desperdícios de dinheiro público, o que impõe a a execução de serviços com presteza, perfeição e rendimento funcional.(CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 31).

    Diante do exposto, vamos a análise das alternativas:

    A - ERRADA
    B - CORRETA
    C - ERRADA
    D - ERRADA
    E - ERRADA

    GABARITO: Letra B
  • Princípio da legalidade

    É o princípio que, de maneira mais íntima, representa o Estado de Direito, revelando a supremacia da lei e, dessa maneira, ainda, constitui-se em importantíssima forma de tutela dos direitos fundamentais.

    Leandro Bortoleto, Direito Administrativo.

  • LIMPE= Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiencia