SóProvas


ID
5069098
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a organização que se refere às relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre as pessoas, acima e além da organização formal.

Alternativas
Comentários
  • Organização:

    Instituição conjunto de pessoas unindo esforços para alcançar objetivos

    Função:

    Organização formal previamente planejada e estabelecida

    Organização Informal surge espontaneamente

  • Gab.: C

    A estrutura informal está presente em todas as organizações. É uma rede de relacionamentos não oficiais, mas muito importantes, que moldam os relacionamentos entre os ocupantes da organização.

    Portanto, se a estrutura informal fosse desenhada, mostraria quem fala com quem, quem tem amizade ou inimizade com quem etc. Assim sendo, indicaria então todos os relacionamentos espontâneos dentro da organização, não dependentes do cargo oficial.

    Fonte: Livro Série Provas & Concursos - Administração

  • GABARITO C

    ORGANIZAÇÃO INFORMAL é o conjunto de grupos espontâneos que existe em toda organização e que condiciona fortemente o comportamento de seus membros.

    Na organização informal, o indivíduo preocupa-se com o reconhecimento e a aprovação social do grupo ao qual pertence. O seu ajustamento social reflete sua integração ao seu grupo.

    A organização informal é constituída por interações e relações espontâneas, cuja duração e natureza transcendem as interações e relações formais. Enquanto a organização formal está circunscrita ao local físico e ao horário de trabalho da empresa, a organização informal escapa a essas limitações

    A organização informal tem sua origem na necessidade da pessoa de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status.

    Fonte: Introdução à teoria geral da administração/ Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003