SóProvas


ID
5069125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 5A1-I


    As palavras têm um poder tremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um poder tremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida.
   Há palavras que deviam ser escondidas num baú fechado a sete chaves. Porque não edificam, porque magoam, porque destroem… Há uns tempos fui fazer um exame médico. Após o questionário clínico habitual, a médica prosseguiu: “Agora, vou fazer-lhe umas maldades”. Nesse instante, o meu corpo sucumbiu e o desmaio tornou-se iminente. Ora, a palavra maldade magooume mais do que o próprio exame. Teria sido muito sensato ter escondido tal palavra num quarto escuro. Não teria magoado tanto.
     Mas voltemos às palavras amigas, as que mimam, as que confortam, as que aquecem o coração.
    Sabiam que podem mudar o dia de alguém com uma calorosa saudação? “Bom dia, como está?” Experimentem, sempre que comunicam, escolher palavras com carga afetiva positiva! Por exemplo, se substituírem a palavra “problema” por “situação”, o problema parece tornar-se mais pequeno, não parece? Ou então acrescentar adjetivos robustos quando agradecem a alguém: “Obrigada pela sua preciosa, valiosa ajuda”.
     Se queremos relações pessoais e profissionais mais saudáveis e felizes, usemos e abusemos das palavras positivas na nossa vida. E não nos cansemos de elogiar. Palavras de louvor e honra trazem felicidade não só a quem as recebe, mas também, e sobretudo, a quem as oferece. 

Sandra Duarte Tavares. O poder das palavras. In: Visão, ed. 1298, 2017.
Internet: <visao.sapo.pt> (com adaptações)

A tese defendida no texto 5A1-I é a de que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (D) "Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição".

  • Gabarito: letra D.

    A referência do texto, no qual mostra o seu título (O Poder das palavras) traz a resposta da questão. O título resume a ideia central do texto, que, nesse caso, é demonstrar o poder das palavras, tanto para o bem quanto para o mal.

    As demais alternativas trazem ora argumentos que mostram o poder para o bem (alternativas A e E), ora argumentos utilizados pela autora que mostram o poder das palavras para o mal (alternativa B), mas não trazem a ideia central (mostrar os dois lados).

  • Assertiva D

     Há palavras que edificam, outras que destroem(..) A tese defendida = "as palavras exercem poder na vida das pessoas, podendo contribuir tanto para o bem quanto para o mal."

  • Em linhas gerais, o que se afirma na assertiva A nao esta errado. No entanto, a questao pede a tese, a ideia central defendida pelo autor. Portanto, a correta é a D.

  • "As palavras têm um poder tremendo. Repito com assertividade: as palavras têm um poder tremendo. Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida."

  • Meus olhos marejaram com esse texto. INCRÍVEL ...

    GAB: D

    texto: O PODER DAS PALAVRAS;

    Pontos principais:

    1. Em todo o texto eu percebi a autora relatando sobre o quão poderosa é o poder da palavra;
    2. sendo destacada: TANTO para trazer benção quanto para maldição.
    3. Fragmento do texto: "Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição. E é entre estas duas balizas que a comunicação vai moldando a nossa vida." L: 1 e 2
    4. Assertiva da questão: as palavras exercem poder na vida das pessoas, podendo contribuir tanto para o bem quanto para o mal.
  • Texto realmente incrível,pena que mudei minha resposta. Ia na alternativa "d" e a "a" acabou me balançando. A tese realmente está na alternativa "d".

    GABA D

  • Ajuda a responder a questão, se você considera que um argumento muitas vezes é formado como uma equação: tese + antítese = síntese.

    Tese seria a ideia inicial vista no texto, o poder das palavras e suas influências positivas ou negativas. A alternativa A, estaria mais próxima de uma síntese na nossa equação.

    Abraços!

  • Belissímo texto! É tão bom fazer uma prova com um texto que nos encanta e nos prende. Que assim seja na minha prova!

  • Agora, vou fazer-lhe umas maldades.

    Com certeza essa médica vai realizar o exame de próstata nele. kkkkk

    Isso se comprova quando ele diz (Nesse instante, o meu corpo sucumbiu e o desmaio tornou-se iminente. )

  • Resumindo o texto: O poder da palavra, para o mal e para o bem. Tem diversos livros que abordam esse tema.

  • Essa complexa questão exigia do candidato uma habilidade de leitura bastante cuidadosa, pois apresenta algumas alternativas que encontram correspondência com o que está escrito no texto, porém, a tese defendida deve levar em consideração o seu todo, e não somente algo que está escrito nessa ou naquela parte. Assim sendo, ao analisarmos a alternativa A, percebemos que o texto afirma, sim, que pessoas devem usar e abusar das palavras positivas para terem relações saudáveis e felizes. No entanto, é essa a mensagem total do texto? Não. Esse “não" se justifica pela defesa, no próprio texto, de que há palavra que não edificam, que destroem, e que essa potência negativa é parte do tremendo poder as palavras têm, e o autor exemplifica isso dizendo como a palavra “maldade" utilizada pela sua médica praticamente o levou ao desmaio. Ou seja: a tese desse texto deve dizer respeito obrigatoriamente a essa dualidade da potência das palavras, que podem ser boas ou más para as pessoas.

     Seguindo, a letra B também apresenta uma afirmação que se encontra no texto, mas diz respeito somente ao que é dito sobre as palavras que exercem efeito negativo nas pessoas. A tese, conforme já vimos, deve considerar também aquelas que produzem efeito positivo nas pessoas. Logo, a tese não deve se basear em uma afirmação que, embora esteja no texto, não contempla o todo da mensagem passada. Já a letra C está completamente equivocada, já que, em nenhum ponto do texto, é dito que todos os adjetivos são palavras robustas, apenas alguns deles, como “preciosa" ou “valorosa", os quais servem adequadamente para elogiar a quem se quer fazer sentir bem. Prosseguindo, a letra E é outra alternativa que se harmoniza com parte, porém não com o todo, do que o texto diz, já que o último período do texto de fato afirma que palavras de louvor contribuem para o bem e mudam a vida das pessoas, todavia não nos esqueçamos de que isso diz respeito somente ao aspecto positivo das palavras e a tese deve considerar, também, sua força predatória, por assim dizer.

    Nesse sentido, resta-nos a letra D, que, essa sim, afirma que o poder exercido pelas palavras pode contribuir tanto para o bem como para o mal, de modo que é esta a alternativa correta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • DICA!

    Falou em tese do texto, deve-se buscar a ideia central (tópico frasal) no primeiro parágrafo!

    "Há palavras que edificam, outras que destroem; umas trazem bênção, outras, maldição."

    as palavras exercem poder na vida das pessoas, podendo contribuir tanto para o bem quanto para o mal.

  • Essa prova de professor de português é mais fácil do que as de ensino médio. Por que a CESPE ferra tanto nossa vida?

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K