SóProvas


ID
5069140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 5A1-II


    Agradar os filhos com smartphones, tablets e videogames pode, na verdade, contribuir para a infelicidade dos adolescentes, sugere estudo liderado por Jean Twenge, professora de psicologia da Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia. Os resultados publicados no periódico Emotions, da Associação Americana de Psicologia, mostram que jovens que passam muito tempo com os olhos fixos nas telas de aparelhos eletrônicos são menos felizes que colegas que preferem outras atividades.
     “A chave para o uso de mídias digitais e a felicidade é a limitação”, comentou Jean. “Gastar no máximo não mais que duas horas por dia nessas mídias, e tentar aumentar o tempo despendido com amigos e exercícios, duas atividades relacionadas com o aumento da felicidade”.
     A equipe de Twenge analisou dados de uma pesquisa longitudinal, que anualmente entrevista cerca de 50 mil estudantes com idade entre 12 e 17 anos de todos os estados norte-americanos. Os adolescentes respondem a questões sobre quanto tempo passam em smartphones, tablets e computadores e em atividades com interações sociais, além de questões sobre a felicidade como um todo.
     Os resultados mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente de telas — jogando videogames, usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo — são menos felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como praticando esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos.
     Segundo a pesquisadora, existem duas leituras possíveis. A primeira é que os jovens buscam os dispositivos eletrônicos porque estão tristes. Mas Jean aposta na segunda tese, de que o uso em excesso desses aparelhos deixa os jovens tristes. “Apesar de o estudo não demonstrar causalidade, muitos outros mostraram que o maior uso de redes sociais leva à tristeza, mas a tristeza não leva ao uso de redes sociais”, ponderou a psicóloga.
     Por outro lado, a abstinência total também não leva à felicidade. Os adolescentes mais felizes passam pouco menos de uma hora diária nas redes sociais, mas, após uma hora de uso, a infelicidade aumenta de maneira consistente, acompanhando o aumento no uso de telas.
     Olhando os dados históricos de grupos da mesma faixa etária desde os anos 90 do século XX, os pesquisadores descobriram que a proliferação de dispositivos eletrônicos com tela coincidiu com uma queda geral da felicidade entre os jovens. Especificamente, os índices de satisfação com a vida, autoestima e felicidade despencaram após 2012. Foi nesse ano que o percentual de norte-americanos com smartphones superou a marca de 50%.
     “De longe, a maior mudança na vida dos adolescentes entre 2012 e 2016 foi o aumento na quantidade de tempo gasto em redes sociais e o consequente declínio das atividades sociais e do sono”, apontou Jean. “O advento do smartphone é a explicação mais plausível para a diminuição repentina no bemestar psicológico dos adolescentes”. 

Internet: <epocanegocios.globo.com> (com adaptações).

De acordo com o texto 5A1-II,

Alternativas
Comentários
  • (A) Os resultados publicados no periódico Emotions, da Associação Americana de Psicologia, mostram que jovens que passam muito tempo com os olhos fixos nas telas de aparelhos eletrônicos são menos felizes que colegas que preferem outras atividades.

  • #Simplifficando.

    COMPREENÇÃO: a informação está presente no texto. É só voltar ao texto e lê-lo

    expressões comuns : DE ACORDO COM O TEXTO ; O TEXTO INFORMA QUE; NO TEXTO.

    INTERPRETAÇAO: a informação não está no escrita no texto, no entanto, estará subentendida. mas haverá conexão com o texto.

    expressões comuns: INFERE-SE; CONCLUI-SE; É POSSÍVEL DEDUZIR QUE; É POSSÍVEL SUBENTENDER....

  • Assertiva A

    os resultados de uma pesquisa revelam que jovens que passam muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos são menos felizes que aqueles que se dedicam a outras atividades.

      Os resultados mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente de telas — jogando videogames, usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo — são menos felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como praticando esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos.

  • 5 dicas para ajudar você a não cair na armadilha que a banca tenta arquitetar:

    1 – Saber o que avaliar na questão:

    Pode ser que a banca solicite uma análise da correção gramatical e do sentido da sentença, ou somente de um desses elementos. Para isso, fique de olho no texto da questão. Se o cara disser: apenas “correção gramatical”, pode esquecer do sentido. Se ele disser “sentido original”, pode deixar a Gramática de lado.

    2 – Fazer um check-list dos principais erros gramaticais:

    Vamos imaginar que o elaborador colocou “correção gramatical”. Logo, passe a fazer a seguinte análise:

    ·        Veja se não há erros de concordância.

    ·        Veja se não há erros de pontuação.

    ·        Veja se não há erros de colocação do acento grave indicativo de crase.

    ·        Veja se não há erros de regência.

    ·        Veja se não há erros de acentuação.

    Essa é a sequência principal que pode haver de erros.

    3 – Observar a mudança de vocábulos:

    Então, o elaborador manda “mudança do sentido original” ou “prejuízo para o sentido original”. Você vai ligar os sensores de sentido. Tome cuidado com a troca de conjunções e com a troca de substantivos. Também é preciso ficar de olho na inclusão de verbos indicando obrigação em vez de possibilidade (“dever” em vez de “poder”).

    4 – Atentar para a posição das palavras:

    Ainda estamos pensando na bendita mudança de sentido. Pode ser que o elaborador inverta a posição de um adjetivo, de um pronome ou de um advérbio. Essa mudança, pode acarretar mudança de sentido original. Veja o exemplo:

    ·        Alguma pessoa passou por aqui / Pessoa alguma passou por aqui.

    ·        Pessoas grandes se destacam / Grandes pessoas se destacam.

    ·        No Brasil dizem que é difícil viver / Dizem que é difícil viver no Brasil.

    5 - Quando se fala em Compreensão Textual, as informações estão no texto. Os comandos são:

    ·        Segundo o texto...

    ·        O texto informa que...

    ·        No texto...

    Já a Interpretação Textual, as informações estão além do texto, é uma questão de inferência, de apreender as ideias do texto. Os comandos são:

    Depreende-se / infere-se / conclui-se do texto que...

    É possível subentender a partir do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

  • GABARITO: Letra A

    a) os resultados de uma pesquisa revelam que jovens que passam muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos são menos felizes que aqueles que se dedicam a outras atividades.

    CERTO. "Os resultados publicados no periódico Emotions, da Associação Americana de Psicologia, mostram que jovens que passam muito tempo com os olhos fixos nas telas de aparelhos eletrônicos são menos felizes que colegas que preferem outras atividades." 

    .

    b) a maior mudança na vida dos adolescentes entre 2012 e 2016 foi o aumento na quantidade de tempo gasto em redes sociais e, com isso, o consequente aumento das atividades sociais e das horas de sono.

    “De longe, a maior mudança na vida dos adolescentes entre 2012 e 2016 foi o aumento na quantidade de tempo gasto em redes sociais e o consequente declínio das atividades sociais e do sono”, apontou Jean. 

    .

    c) gastar mais que duas horas por dia em mídias digitais e aumentar o tempo despendido com amigos e exercícios físicos são atividades relacionadas ao aumento da felicidade.

    “Gastar no máximo não mais que duas horas por dia nessas mídias, e tentar aumentar o tempo despendido com amigos e exercícios, duas atividades relacionadas com o aumento da felicidade”. Ou seja, o aumento da felicidade está relacionado com o uso de ATÉ duas horas por dia em mídias digitais.

    .

    d) os dados históricos de grupos de jovens dos anos 90 do século XX mostram que a proliferação de dispositivos eletrônicos com tela entre eles trouxe uma sensação geral de felicidade.

    "Olhando os dados históricos de grupos da mesma faixa etária desde os anos 90 do século XX, os pesquisadores descobriram que a proliferação de dispositivos eletrônicos com tela coincidiu com uma queda geral da felicidade entre os jovens."

    .

    e) os índices de satisfação com a vida, autoestima e felicidade aumentaram entre os jovens após 2012.

    "Especificamente, os índices de satisfação com a vida, autoestima e felicidade despencaram após 2012."

  •     Os resultados mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente de telas — jogando videogames, usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo — são menos felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como praticando esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos.

    A os resultados de uma pesquisa revelam que jovens que passam muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos são menos felizes que aqueles que se dedicam a outras atividades.

  • GAB: A

    A resposta está no 4º parágrafo.

    1. A informação está expressa no texto.
    2. " Os resultados mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente de telas — jogando videogames, usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo — são menos felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como praticando esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos."
    3. O restante das alternativas está com erros gritantes.
  • bem-estar

  • O 4° parágrafo responde a questão:

    Os resultados (do estudo) mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente de telas — jogando videogames, usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo — são menos felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como praticando esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos.

  • É engraçado a disparidade entre as questões para o cargo de Professor e Ajudante de Pedreiro.

  • Fácil assim, nem parece o CESPE

  • Na hora de prova, depois de fazer uma questão dessa, prepare-se para a questão seguinte, pois a banca irá colocar uma bem difícil para tentar te tomar esse pontinho aí.

  • Aí se ver que a própria Cespe valoriza mais policiais que professores!

  • Resposta linha 3.

    GAB LETRA: A

    mas.. não se iludam.. nesse contexto tiver que reler todo o texto.

    Avante-PCDF.

  • Gabarito é a letra A, pois ela traz a conclusão da pesquisa. As demais questões estão com erros explícitos.

  • E a prova de português da PRF de arrancar o couro da pessoa... ¬¬

  • Alternativa correta: A.

    Segundo essa pesquisa praticamente não existem mais jovens felizes hoje em dia kkkkkk.

  • Assinalar corretamente esta questão exigia do candidato tão somente uma leitura atenta do texto em comparação ao que dizem as alternativas. Assim, deve-se ler o que cada letra está afirmando e ver se tais premissas encontram correspondência no texto associado. Tendo isso em vista, vamos analisar as alternativas:

     Logo de início, o conteúdo da letra A se harmoniza perfeitamente com o que é exposto no quarto parágrafo, o qual apresenta o resultado de um pesquisa baseada em entrevistas feitas com cerca de 50 mil adolescentes norte-americanos e que concluiu que jovens que passam muito tempo utilizando aparelhos eletrônicos são menos felizes que aqueles que buscam outras atividades, como a prática de esportes, a leitura de jornais e revistas e os encontros com amigos. Assim, percebemos que a letra A é a alternativa correta. Vejamos agora o que torna as outras opções incorretas:

    A letra B afirma que, entre 2012 e 2016, a maior mudança ocorrida entre os jovens foi o aumento do tempo em redes sociais, o que teria ocasionado o aumento de atividades sociais e de horas de sono. Ora, o texto associado nos diz justamente o contrário logo no primeiro período do último parágrafo, o qual indica que o crescimento do uso de redes sociais provocou o declínio de atividades sociais e do sono.

    Seguindo para a letra C, esta apresenta dados corretos e incorretos em relação ao texto que serve de base. Os dados corretos são os que afirmam que o aumento de tempo que se dedica aos amigos e às atividades físicas estão relacionados ao aumento da felicidade. No entanto, a mesma coisa não ocorre com o despendimento de mais de duas horas diárias em mídias digitais. O segundo período do sexto parágrafo deixa claro que os adolescentes mais felizes passam pouco menos de uma hora diária nas redes sociais e que, se esse tempo ultrapassa uma hora de uso, a infelicidade cresce consistentemente e paralelamente ao tempo de uso das telas.

    Prosseguindo com a análise, o penúltimo parágrafo do texto, já em seu primeiro período, refuta diretamente a afirmação feita pela alternativa D, dizendo que a proliferação dos aparelhos eletrônicos com tela entre os jovens dos anos 90 do século XX coincidiu não com uma sensação geral de felicidade, mas sim com a queda geral desse sentimento entre esse público.

    Finalmente, a letra E nos diz que os índices de satisfação com a vida, autoestima e felicidade cresceu entre os jovens após o ano de 2012, o que é desmentido categoricamente no penúltimo período do penúltimo parágrafo do texto.

    Sendo assim, conclui-se que, de fato, a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • GABARITO: A

    Segundo período do primeiro parágrafo do texto 5A1-II (vamos falar igual as novas nomenclaturas cespianas):

    Os resultados publicados no periódico Emotions, da Associação Americana de Psicologia, mostram que jovens que passam muito tempo com os olhos fixos nas telas de aparelhos eletrônicos são menos felizes que colegas que preferem outras atividades.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Temos, nessa questão, a compreensão do texto- mais tranquilo (do) que interpretação, pois interpretar vai além do texto, já a compreensão nos remetem ao texto em si. A letra "A" é o gabarito.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Está que a resposta estava na letra A, mas tipo, tive que ler tudo e eliminar todas, devemos fazer as questões como se fosse o dia da prova.

  • Não consigo entender o motivo de uma prova para professor de Português apresentar um texto interessante e compreensivo e uma prova para carreira policial apresentar um texto de "Machado de Assis" no qual a interpretação apresenta um alto nível de subjetividade. '-'