SóProvas


ID
5069149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 5A1-III


    Chegando ao Brasil em 1500 com nossos descobridores, praticamente só em 1534 foi introduzida a língua portuguesa com início efetivo da colonização, com o regime das capitanias hereditárias. Conclui-se que a língua que chegou ao Brasil pertence à fase de transição entre a arcaica e a moderna, já alicerçada literalmente.
     No Brasil dessa época, encontraram os descobridores e colonizadores portugueses uma variedade de falares indígenas, no cômputo aproximado de trezentos, hoje reduzidos a cerca de 170, na opinião de um dos seus mais categorizados conhecedores, Aryon Dall’Igna Rodrigues. Grande extensão territorial da nova terra era ocupada pela família Tupi-Guarani, que apresentava pouca diferenciação nas línguas que a integram.
     Veio depois a contribuição das línguas africanas em suas duas principais correntes para o Brasil: ao Norte, de procedência sudanesa, e ao Sul, de procedência banto; temos, assim, no Norte, na Bahia, a língua nagô ou iorubá; no Sul, no Rio de Janeiro e Minas Gerais, o quimbundo.
     A pouco e pouco, à medida que se ia impondo, pela cultura dos europeus, o desenvolvimento e o progresso da colônia e do país independente, a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII.

Evanildo Bechara. Breve história externa da língua portuguesa. In: Gramática Escolar da Língua
Portuguesa. 2 ed. ampliada e atualizada pelo novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010, p. 690-691(com adaptações)

Conforme o texto 5A1-III,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (B) Somente a partir da segunda metade do século XVIII é que a língua portuguesa foi predominando sobre a ‘língua geral’ de base indígena e dos falares africanos "a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII".

  • Eu sei que tu desconfiou desse SOMENTE

    Dica: acho que a cespe ta de olho nesses metodos p/ chutar questao com aquelas palavras ''somente, exclusivo etc..'' e ela ta querendo ver se tu tem Culhões o suficiente p/ marcar no dia da prova

  • O ÚLTIMO PARÁGRAFO DO TEXTO.

    GAB. B.

  • Com a devida vênia ao Bechara e considerando a necessidade de fazer as correções históricas necessárias, considerando além disso por se tratar de uma gramatica escolar, o conceito " nossos descobridores" deveria ser substituído no mínimo por exploradores, em respeito a memória dos verdadeiros donos desta terra chamada hoje de Brasil.

  • Somente... ERRADO! Ops... PERA AÍ.

    Estudar é sempre o melhor caminho.

    Gabarito letra B

    Os outros erros:

    A) Não foi introduzida em 1.500, mas sim em 1534, com o início efetivo da colonização, com o regime das capitanias hereditárias.

    C) Inicialmente, foram aproximadamente 300 variações, e não 170.

    D) A língua que chegou ao Brasil pertence à fase de transição entre a arcaica e a moderna, já alicerçada literalmente.

    E) Veio depois a contribuição das línguas africanas.

  • Letra "B"

    A resposta da questão se encontra nesta parte do texto: A pouco e pouco, à medida que se ia impondo, pela cultura dos europeus, o desenvolvimento e o progresso da colônia e do país independente, a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII.

  • A pouco e pouco, à medida que se ia impondo, pela cultura dos europeus, o desenvolvimento e o progresso da colônia e do país independente, a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII.

    A parte transcrita nos permite afirmar que conforme o texto somente a partir da segunda metade do século XVIII é que a língua portuguesa foi predominando sobre a ‘língua geral’ de base indígena e dos falares africanos.

    Gabarito: Letra B

  • Gabarito: B

    A resposta está no último paragrafo, só a ordem que foi alterada.

    Texto: a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII.

    Letra B: somente a partir da segunda metade do século XVIII é que a língua portuguesa foi predominando sobre a ‘língua geral’ de base indígena e dos falares africanos.

    O "somente" pode ter gerado uma dúvida, mas não há nada de errado com a restrição nesse caso.

    Espero ter ajudado.

  • Assertiva B

     A pouco e pouco, à medida que se ia impondo, pela cultura dos europeus, o desenvolvimento e o progresso da colônia e do país independente, a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII.

    somente a partir da segunda metade do século XVIII é que a língua portuguesa foi predominando sobre a ‘língua geral’ de base indígena e dos falares africanos.

    "Vunesp"

  • No último parágrafo "[...]a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII."

    Gabarito B

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Erros das questões:

    A - foi introduzida em 1534 e não 1500

    B - Correta

    C - aproximadamente 300 e não 170

    D - fase de transição entre arcaica e moderna e não fase moderna

    E - não era ocupada pela língua africana, que veio depois

  • Gabarito

    1. Foi introduzida em 1534
    2. Correta
    3. Aproximadamente 300
    4. Fase de transição entre arcaica e moderna
    5. Língua africana veio depois, predomínio era Tupi
  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • "somente" um frio na espinha antes de marcar...

  • GABARITO: B

    Último parágrafo:

    A pouco e pouco, à medida que se ia impondo, pela cultura dos europeus, o desenvolvimento e o progresso da colônia e do país independente, a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Caramba, o Cespe está caindo de nível demais a prova para ajudante de pedreiro que é nível médio teve um nível muito acima que essa prova de nível superior para PROFESSOR DE PORTUGUÊS.... E para as carreiras policiais nem preciso comentar , pois é evidente....

    Gabarito: D

    Último parágrafo do texto : '' a língua portuguesa foi predominando sobre a “língua geral” de base indígena e dos falares africanos, a partir da segunda metade do século XVIII.''

  • Esse "somente" quebra as pernas de qualquer um...

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Logo no primeiro parágrafo, o trecho especifica que "praticamente só" em 1534 que foi introduzida a língua portuguesa com início efetivo da colonização, ou seja, na metade do século XVIII.

    Sintaticamente, é difícil comparar "praticamente só" com "somente", mas devemos aprender a lidar com os erros da CESPE.

    Gab: letra B