SóProvas


ID
5069200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 5A3-II

Capítulo CXXXV
Otelo


    Jantei fora. De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, — um simples lenço! — e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas. Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia. Nos intervalos não me levantava da cadeira; não queria expor-me a encontrar algum conhecido. As senhoras ficavam quase todas nos camarotes, enquanto os homens iam fumar. Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava a peça. O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.
     — E era inocente, vinha eu dizendo rua abaixo; — que faria o público, se ela deveras fosse culpada, tão culpada como Capitu? E que morte lhe daria o mouro? Um travesseiro não bastaria; era preciso sangue e fogo, um fogo intenso e vasto, que a consumisse de todo, e a reduzisse a pó, e o pó seria lançado ao vento, como eterna extinção... 

Machado de Assis. Dom Casmurro. In: Massaud Moisés.
A literatura brasileira através dos textos.
São Paulo: Cultrix, 1981. p. 257-258.

O texto 5A3-II apresenta um trecho de Dom Casmurro no qual se evidencia o tema que gera o conflito desenvolvido no enredo da obra. O tema em questão é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa adequada: C

    Fragmentos do texto que colaboram com a resolução da assertiva:

    "[...] e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo." -> Havia ciúmes por conta de um lenço e consequente tragédia;

    "[...] à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia." -> Mouro, personagem da peça, encontrava-se irado de ciúmes;

    "Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público." -> Desdêmona é assassinada por Mouro (Otelo), mesmo suplicando palavras de amor a ele.

    Indo além -> essa questão poderia ser respondida com o conhecimento das obras acima, pois, Machado de Assis em Dom Casmurro menciona a obra de Shakespeare [Otelo] que conta a estória trágica de ciúmes de Mouro por Desdêmona. Em Dom Casmurro, o autor conta sobre Bentinho que, em determinado momento, se sentiu traído por Capitu e ao longo dos anos, a vida dos envolvidos no romance foram tomando destinos um tanto trágicos...

    O texto da questão está em "Dom Casmurro" citando "Otelo", ou seja, uma intertextualização de obras.

  • Desdêmona é a Capitu shakespeariana, inspiração declarada de Machado de Assis ao escrever Dom Casmurro. Ambas as obras tratam do tema ciúmes, traição, triângulos amorosos.

    Gabarito: letra C.

  • Gab: C

    Assertiva: O tema que gera o conflito desenvolvido no enredo da obra....

    Consegui chegar na respostas através deste trecho:  (...)pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e e compor a mais sublime tragédia deste mundo.

  • E ai, traiu ou não traiu? rs

  • Autor não necessariamente é o protonista.

  • cor sim

  • Essa questão tem que ser feita com atenção para que não erremos na compreensão do comando. Lendo o texto e lendo rapidamente a questão, há o risco de querer marcar a alternativa B (a propensão do protagonista para a violência), já que o texto fala bastante sobre violência, agressividade. No entanto, o que a questão quer é o evento (tema) que gerou a tragédia (conflito).

    Tema: (...) um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e

    Conflito: compor a mais sublime tragédia deste mundo.

  • "o ciúme que o protagonista sente de sua esposa." De onde vocês deduziram essa esposa? hshshs

  • Capitu, Capitu.

    Resposta letra C -> o ciúme que o protagonista sente de sua esposa.

    seja forte e corajosa, e fiel aos seus objetivos :)

  • que faria o público, se ela deveras fosse culpada, tão culpada como Capitu? - eu tirei dessa parte do texto.

  • Não sei vcs, mas eu só acertei essa questão, por que li Dom Casmurro na escola (muuuuito tempo). Do contrário, não acertaria.

  • Eis o enigma...

    Capitu traiu ou não traiu?

    Dom Casmurro nos envolve na sua narrativa, ele tem certeza!

    E para nós leitores? existe uma questão que paira no ar...

  • Só lendo o trecho do livro que colocaram não achei que fez muito sentido a alternativa. Não consegui perceber a existência de um marido e uma esposa, percebo um drama, um desejo de possível vingança, talvez sim um ciúme, mas não achei muito claro a ponto de ter a convicção para responder tal alternativa.

  • Marquei a letra C com base nesse trecho: "Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, — um simples lenço!"

  • vejo mais sentido nas palavras de um chapado

  • Traiu.

  • Eu percebi que se tratava de ciúmes quando o autor dar uma certa ênfase ao fato de se tratar de um lenço.

    – um lenço, um simples lenço!

    Poderia ser ser um lençol, ou uma camisa. Ou seja, em sua visão uma prova cabal de traição.

    GABA C

  • É uma nova tendência da cespe cobrar em seus textos obras narrativas e literárias clássicas? Pois, até ano passado, via mais textos dissertativos em suas provas.

    Enfim, espero que tenha sido por causa do cargo de professor de português que, em tese, exige mais do candidato.

  • Oxalá a Cespe use trechos desse livro na minha prova.

  • Quando você no ensino médio se perguntou para que lia aqueles paradidáticos. Tai o motivo.

  • à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo

    olha a resposta aí

  • LETRA C

  • Só há três palavras para descrever Machado: BRI-LHAN-TE.

    C.

  • Assertiva C

    o ciúme que o protagonista sente de sua esposa.L3

  • Machado mita demais

  • Quem já ouviu a famosa frase "Capitu traiu ou não Bentinho" basta ler as alternativas.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Essa foi difícil, mas resolvi depois de ler 2 x

    vamos a resposta: Pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo....

    esse trecho.

    Gab: letra, C

    Avante-PCDF

  • gab c) o ciúme que o protagonista sente de sua esposa.

    Bentinho e Capitu =))

    #multiplicaCespe

  • Gabarito C.

    Otelo trata de ciúmes.

    Texto: "Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. "(...)pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo

  • Eu leio Machado de Assis e não entendo nada, cara.

  • Dom Casmurro é um dos romances mais conhecidos de Machado de Assis; nesta obra, o enredo se baseia na dúvida que paira sobre a cabeça de Bentinho, personagem protagonista da obra: Capitu, esposa de Bentinho, traiu ou não o personagem principal?



    Esse capítulo faz referência à obra Otelo, o Mouro de Veneza, uma peça de teatro de William Shakespeare escrita por volta do ano 1603. Tal peça traz temas como ciúme, traição, amor, inveja e racismo.


    Os trechos Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, — um simples lenço! — e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo", “Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava a peça. O último ato mostrou-me que não eu, mas Capitu devia morrer" (1º parágrafo) evidenciam o tema que gera o conflito desenvolvido no enredo da obra Dom Casmurro - o ciúme que o protagonista sente de sua esposa.


    Portanto, a única alternativa condizente com a obra é a (C).


    Gabarito da Professora: Letra C.

  • Eita ! rsrsrsrsrs O cara que escreve um texto desse rsrsrsrs Só pode estar em uma clinica de reabilitação, abstinência total viu rsrsrsrsrsrs

  • QI ANTES DE LER - 30

    QI DEPOIS DE LER - ????????????????????????????????????????????

    WTF MANO? KQWEIWQJRIJQWEJIQWEIJ

  • Quem leu o livro vai lembrar da "GAIA" que ele levou e vai matar a questão. É ciúmes da "muié"

  • se não conhecer a obra "Don Casmurro", a letra B ganha atenção pelo trecho narrado de "Otelo", e pelos pensamentos a respeito do fim que a esposa traidora merecia.