Letra D
Gente, fui por eliminação.
Sempre leiam a questão e logo em seguida as alternativas, assim vocês já derrubam duas ou três opções.
A etapa decisiva, em que toda a análise feita anteriormente se transforma em ação concreta e quando é necessário fazer e monitorar as ações com proposição de ajustes ao longo do processo, denomina-se de momento:
Isso é Tático-operacional, tático é o nível intermediário, ele filtra o que vem do nível estratégico. Ele é quem liga o estratégico ao operacional.
Então, Tático-operacional é o momento em que estão colocando as mãos na obra, ajustando o processo, executando o que vem do estratégico.
Saber o que é Planejamento Estratégico Situacional (PES) não basta; é preciso entender como ele funciona na prática.
Em vez de etapas, como pode ser observado no planejamento tradicional, Matus segmenta o PES em momentos.
Vamos a eles:
Momento Explicativo: Neste primeiro momento, identificam-se, descrevem-se e explicam-se todos os problemas que se pretende solucionar com o PES.
Tais problemas precisam ser devidamente categorizados de acordo com o grau de prioridade e de impacto que cada um deles exerce sobre a organização.
Aqui não se deve considerar apenas , pesquisas e avaliações; é necessário levar em consideração também as circunstâncias reais de cada problema.
Momento Normativo: No momento normativo, é definida uma situação ideal; ou seja, uma descrição de como tudo deveria ser em condições ideais.
Em outras palavras: os resultados que deveriam ser alcançados se tudo transcorresse exatamente como planejado, sem desvios e surpresas.
Momento Estratégico: :Neste terceiro momento, diferentemente do normativo, são colocadas as adversidades que você poderá enfrentar durante o processo de implementação do seu planejamento estratégico.
Para isso, é necessários averiguar as possíveis contradições entre os estabelecidos, a disponibilidade de recursos para viabilizar o projeto, a burocracia dos processos, a probabilidade de dar tudo errado e quais fatores podem contribuir para que isso aconteça.
Momento Tático-Operacional: O último momento do PES trata da execução e do monitoramento das ações que se pretende implementar.
Para isso, é preciso delegar atividades, definir prazos e orçamentos, organizar como tudo vai ser feito, supervisionar cada agente envolvido, prestar contas e promover a avaliação e a .
Ou seja, é preciso acompanhar os efeitos de cada uma das ações previstas no planejamento para, então, saber se há necessidade de alterar o percurso.
Fonte: https://www.siteware.com.br/blog/gestao-estrategica/o-que-e-planejamento-estrategico-situacional/
O Planejamento Estratégico Situacional divide-se em quatro etapas:
explicativa; normativa; estratégica e tático-operacional.
A Explicativa
representa a fase de diagnóstico, onde são descritos os problemas identificados,
com uma caracterização de cada um. A segunda fase, normativa, descreve-se o
objetivo a ser alcançado de forma ideal, qual o estado da arte almejado. A fase
estratégica é caracterizada pela apresentação dos desafios a serem superados, com
a identificação dos recursos disponíveis para se buscar a visão de futuro. Por
fim, a última fase, tático-operacional, concentra a execução dos objetivos definidos
na fase anterior, com o acompanhamento e monitoramento do caminho percorrido.
Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra D.
Gabarito do Professor: Letra D.