SóProvas


ID
5070037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando surtos de doenças contagiosas, oriundas de microrganismos, começam a se propagar entre as mais diversas populações, as boas e tradicionais técnicas de higienização pessoal e de superfícies passam a atuar como grandes protagonistas no combate às suas disseminações. Esses hábitos, quando concomitantes ao uso de saneantes adequados, presentes em detergentes, amaciantes e em diversos produtos de limpeza e cuidados pessoais, atuam diminuindo a transmissão de patógenos consideravelmente. Quando se trata das ações virucidas, esses saneantes apresentam uma ação bastante eficaz, com destaque para a atuação sobre vírus envelopados, como o SARS-CoV-2.


Tendo o texto anterior como referência inicial, assinale a opção correta, acerca da atuação dos saneantes sobre o SARS-CoV-2.

Alternativas
Comentários
  • saneante: o famoso sabão! canonizado junto com a madre tereza de calcutá <3

  • Saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos e no tratamento de água.

  • A porção hidrofóbica do saneante interage com a bicamada lipídica, fazendo com que ela perca sua estabilidade e provoque o rompimento ou separação do envelope viral com liberação subsequente do nucleocapsídeo.
  • As células, por invaginação de membrana, podem englobar os vírus envelopados por meio de reconhecimento e adsorção das glicoproteínas do glicocálix do envelope viral com as da membrana plasmática da célula hospedeira.

  • O que acontece é que a parte hidrofóbica do detergente interage com as moléculas de gordura, sendo assim, a parte apolar fica orientada para “dentro”. Já a extremidade polar acaba ficando para fora e interage com as moléculas de água usadas para lavar o objeto sujo. 
  • O poder de infecção das partículas virais do coronavírus é preservado por uma bicamada lipídica com proteínas (envelope viral) e são as espículas de proteínas que permitem sua entrada na célula humana e a sua replicação. A porção hidrofóbica (insolúvel) do saneante interage com a bicamada lipídica (rica em gorduras), fazendo com que ela perca sua estabilidade e provoque o rompimento ou separação do envelope viral com liberação subsequente do nucleocapsídeo (lise ou morte celular). Essas partículas virais (hidrofílico-solúveis) são levadas pela água e impossibilitadas de infectarem.

    Gabarito: Letra C.