SóProvas


ID
5071747
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Sempre foi admirado por ter ótima memória e domínio de cálculos. Há um ano, os filhos começaram a perceber que o pai passou a apresentar dificuldade em realizar atividades como contar uma história e fazer contas quando estava em ambiente de múltiplos estímulos (televisão, rádio, conversas), distraindo-se com facilidade e somente conseguindo conversar com diminuição dos estímulos. Demonstra dificuldade para manter novas informações e relatar coisas que acabaram de ser ditas ou de se lembrar do que fez no dia anterior. Os filhos inicialmente acreditaram se tratar do processo de envelhecimento normal. Porém, atualmente, por vezes, o pai não os reconhece, chamando-os de “aquele homem” e “aquela moça” quando se refere a eles. Eles, então, decidiram levar o pai ao neurologista que, após a anamnese, suspeitou de que se tratasse de um transtorno neurocognitivo maior, encaminhando o paciente para avaliação psicológica.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Os subtipos de delirium são persecutório, de referência, somático, religioso, de grandeza e niilista.

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo pode ter delirio com conteúdo religioso, mas ele não é necessariamente um subtipo. Eles, são DE: referência, grandeza, erotomaniacos, niilistas, somáticos.

  • O erro da questão consiste no fato de que NÃO EXISTEM subtipos de delirium !!!!

    Delirium é diferente de Delírio!!!

    Delirium: Perturbação da atenção (capacidade diminuída para direcionar, focalizar, manter e mudar a atenção) e da consciência (diminuição da orientação para o ambiente) + perturbação na cognição (déficit de memória, desorientação, linguagem, capacidade visuespacial ou percepção).

    Delírio: alteração do juízo de realidade. Ele sim apresenta subtipos como conteúdo de de referência, somático, religioso, de grandeza e niilista.