SóProvas


ID
5071867
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Eu tenho um sonho, só um sonho: continuar sonhando”, gritou o reverendo Martin Luther King (1929-1968) em Washington em 1963.


Data considerada feriado nos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2021, foi celebrado o Dia de Martin Luther King, dia que homenageia o homem como grande referência por ser:

Alternativas
Comentários
  • Martin Luther King recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1964. Seu ativismo levou a que fosse mundialmente conhecido e reconhecido. Seu discurso “Eu tenho um sonho" , proferido ante uma gigantesca multidão em Washington, em 1964, tornou-se uma símbolo de ativismo pacífico em pról de comunidades oprimidas. Foi assassinado com um tiro em 1968 quando descansava na sacada de um hotel em Memphis.
    Há bastante material sobre Luther King em português, em livros de História dos EUA e publicações digitais. 
    Uma das opções descreve corretamente quem foi Martin Luther King 
    A) INCORRETA- George Washington foi quem presidiu a Convenção Constitucional dos EUA , em 1787, que elaborou a Constituição e estabeleceu o governo federal. Isso foi no século XVIII. Luther King viveu na segunda metade do século XX. 
    B) INCORRETA- O ex-presidente dos EUA que decretou o final da escravidão nos EUA foi Abraham Lincoln , em 1865, através da 13ª emenda à constituição. 
    C) INCORRETA O escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi projetou a Estátua da Liberdade. Baseou-se Colosso de Rodes para edificá-la e , ela foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel. Sua construção ocorreu em Paris e as 350 partes do monumento foram enviadas de navio para os Estados Unidos. Ela foi concluída em julho de 1884 na França e inaugurada em 28 de outubro de 1886, em Nova York. 
    D) CORRETA – O pastor batista Martin Luther King foi um dos mais importantes defensores dos direitos civis dos afro-americanos nos EUA , na década de 1950 e início da década e 1960. Sua luta pelo reconhecimento dos direitos civis dos negros norte-americanos começou em 1955, com métodos pacíficos, inspirado na figura de Mahatma Gandhi e na teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, as mesmas fontes que inspiraram a luta de Nelson Mandela contra a Apartheid, na África do Sul. 
    E) INCORRETA – A independência da América, se entendemos como Estados Unidos da América, não foi efetivada ou decretada somente por um líder. A história apresenta os chamados “Founding Fathers" que assinaram a declaração da independência. Entre eles estão Benjamin Franklin, George Washington e Thomas Jefferson. Isso no século XVIII 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Gabarito: D

    Martin Luther King Jr. foi um dos principais líderes negros dos Estados Unidos contra a segregação racial e pela igualdade social. Entre as décadas de 1950 e 1960, Luther King teve atuação de destaque ao se posicionar de forma pacífica contra a segregação racial, que em muitos estados era lei.

    Pastor protestante e dono de uma oratória ímpar, ele conseguiu agregar multidões em torno da luta pela igualdade racial e pelos direitos civis para os negros. Sua morte em 1968 foi lamentada pelo mundo todo e, apesar das várias conquistas, como a aprovação dos direitos civis para negro, havia muito a ser feito para acabar com o racismo nos Estados Unidos. O dia do seu nascimento, 15 de janeiro, transformou-se em feriado nacional, uma forma de homenageá-lo e recordar sua luta pelo fim da desigualdade.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/martin-luther-king.htm