SóProvas


ID
5071894
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para proceder à avaliação de cargos, ou seja, ao estabelecimento de seu valor relativo no âmbito da organização, existem diferentes métodos, que variam segundo sua complexidade. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os métodos para avaliação de cargos e salários com suas respectivas características.


Coluna 1

1. Método de avaliação por pontos.
2. Método Hay.
3. Método de avaliação por ordenamento.
4. Método de avaliação por comparação de fatores.


Coluna 2

( ) Consiste em classificar os cargos existentes numa organização, do mais alto ao mais baixo, segundo seu valor ou importância, a partir das médias dos julgamentos de uma comissão de avaliadores.

( ) Método desenvolvido por Eugene J. Benge, Samuel L. H. Burk e Edward N. Hay (1941) fundamenta-se no confronto de cargo com cargo, segundo a importância relativa dos fatores inerentes a cada um deles.

( ) Consiste num esquema analítico baseado em pontos que possibilita medir a importância relativa do trabalho para a organização. É utilizado principalmente para a avaliação de cargos executivos e gerenciais.

( ) Fundamenta nos trabalhos iniciados por Merril R. Lott (1926), consistindo basicamente em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos com modelos predeterminados, a fim de atribuir a cada cargo certo número de pontos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei o material com essas informações, agradeço quem disponibilizar.

  • tb nunca nem vi...mas de pra matar através de alguns pontos chaves

    1. classificar = método de avaliação por ordenação (ordenar=classificar)
    2. confronto = Método de avaliação por comparação de fatores
    3. foi o que sobro
    4. pontos = Método de avaliação por pontos.
  • Gestão de Pessoas:

    A avaliação dos cargos.

    Esta prática tem como objetivo atribuir valor para cada cargo da organização, conforme o seu grau de relevância, assim como, inseri-los em uma hierarquia, que posteriormente norteará a estrutura de salários. (CHIAVENATO, 2010).

    Existem vários métodos que podem ser adotados neste processo, sendo recomendável uma análise prévia que possibilite a escolha adequada para cada organização.

    Pontes (2011) divide os métodos em não quantitativos, por escalonamento ou graus determinados; e quantitativos, por meio de pontos ou comparação de fatores. Segundo o autor, os métodos quantitativos garantem maior precisão nos resultados, uma vez que os métodos qualitativos, embora de aplicação menos complexa, sugerem maior subjetividade na aplicação.

    O método de escalonamento pode ser realizado de três formas: escalonamento simples, por comparação binária ou por meio de comparação binária pontuada. O primeiro é o mais fácil e consiste na análise isolada realizada pelos membros do comitê que, posteriormente, se reúnem e fazem o consenso sobre o escalonamento do cargo. A comparação binária permite a comparação de cargos pares a fim de possibilitar a sua hierarquização. Para cada comparação são adicionados ou subtraídos valores que resultarão no escalonamento final. A comparação binária pontuada é semelhante à comparação binária, porém, para cada adição ou subtração, um número de pontos é atribuído.

    O método por graus determinados parte de uma estrutura de graus crescentes em níveis de complexidade. Por exemplo, o grau I reflete atividades repetitivas, enquanto o grau V contempla atividades complexas. Assim, se houver o comitê de avaliação, este avalia os cargos e posteriormente é realizado o consenso.

    A avaliação quantitativa por meio de pontos consiste na atribuição de valores aos fatores, de acordo com a quantidade de graus aplicados. Se estivéssemos pontuando o grau I e o grau V, do exemplo acima, certamente o grau I teria uma pontuação menor que do grau V. Este processo resulta em uma pontuação final para cada cargo. Torna-se necessário também atribuir pesos aos fatores de forma que possibilite classificá-los de acordo com o grau de relevância.

    Por fim, a avaliação quantitativa por comparação de fatores é um método que combina em alguns aspectos com a avaliação por pontos, mas também leva em consideração os salários de mercado. Trata-se de um método mais indicado para planos operacionais, e por sua aplicação ser complexa, é pouco utilizado. (PONTES, 2011).

    GAB.: C

  • 1. Método de avaliação por pontos: Fundamenta nos trabalhos iniciados por Merril R. Lott (1926), consistindo basicamente em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos com modelos predeterminados, a fim de atribuir a cada cargo certo número de pontos.

     2. Método Hay: Consiste num esquema analítico baseado em pontos que possibilita medir a importância relativa do trabalho para a organização. É utilizado principalmente para a avaliação de cargos executivos e gerenciais.

    3.Método de avaliação por ordenamento: Consiste em classificar os cargos existentes numa organização, do mais alto ao mais baixo, segundo seu valor ou importância, a partir das médias dos julgamentos de uma comissão de avaliadores.

    4. Método de avaliação por comparação de fatores: Método desenvolvido por Eugene J. Benge, Samuel L. H. Burk e Edward N. Hay (1941) fundamenta-se no confronto de cargo com cargo, segundo a importância relativa dos fatores inerentes a cada um deles.