SóProvas


ID
5071900
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O efeito chicote é um dos fenômenos que podem ocorrer em uma cadeia de suprimentos, que tem impacto negativo sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos. Em particular, observa-se esse fenômeno quando a variação da procura aumenta à medida que se avança ao longo da cadeia. O efeito chicote tem algumas causas, quais sejam:


I. Processamento das variações na procura.

II. Jogo do racionamento.

III. Extinção de lotes de compra e de produção.

IV. Variações de preço.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • No gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma coisa importante a ser evitada é o chamado efeito chicote, ou efeito Forrester. Neste caso, como num chicote, uma pequena variação de demanda na ponta do consumo pode levar a uma grande variação da produção na origem da cadeia, gerando excesso de produção. 

    Fonte: Apostila Estratégia - Prof. Carlos Xavier

  • O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. 

    Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos.

    Imagine que uma pessoa vai ao supermercado comprar uma caixa de pasta de dentes. Chegando lá, se depara com uma grande promoção e acaba levando 10 caixas de pastas de dentes em vez de uma só. Provavelmente, ela não voltará a comprar esse produto tão cedo, pois adquiriu mais do que realmente precisava e estava apenas aproveitando uma oportunidade.

    Contudo, para a empresa, esse dado pode ser interpretado como um aumento repentino na demanda do cliente. Isso pode fazer com que os gestores decidam comprar mais insumos para produzir mais pastas de dentes. Consequentemente, podem acabar tendo um encalhe no estoque, pois planejaram suas compras baseados em uma falsa impressão.

    O contrário também pode acontecer: se não conseguir fazer uma previsão correta da demanda, uma empresa pode sofrer com falta de insumos para a produção e, assim, não conseguir suprir seus pedidos.

    gab:D

  • Uma vez que existe um alto custo incorrido para as empresas devido aos estoques, e considerando que o efeito chicote é um dos propulsores da sua variação, deve-se identificar as causas deste efeito.

    Existem quatro causas principais para o efeito chicote:

    • Processamento da previsão de demanda;
    • “Jogo” da escassez ou racionamento;
    • Acúmulo de pedidos / tamanho dos pedidos;
    • Flutuações de preços;

    fonte: https://www.nortegubisian.com.br/blog/efeito-chicote-e-a-gestao-de-estoques

  • Extinção é uma palavra muito forte! O material é racionado, mas extinto, não!.

    Gab. Letra D.