SóProvas



Questões de Efeito Forrester ou Efeito Chicote


ID
211495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de administração de recursos
materiais.

O fluxo de informações é o sustentáculo do processo de abastecimento da cadeia de suprimentos e, caso essa comunicação não flua de forma eficiente, é possível que ocorra excesso de estoque ao longo dessa cadeia - o chamado efeito Forrester.

Alternativas
Comentários
  • Efeito Forrester ou Efeito Chicote é o resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre elas a incapacidade de prever a demanda dos clientes, e  que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade

  • Obrigado! Seu comentário me ajudou bastante!

  • Efeito Forrester - Ocorre quando a transmissão de informação entre os diversos stakeholders não circula eficientemente, devido a existência de diversos intermediários ou o meio em  que circula a informação não ser adequado. Isso acaba gerando excesso de estoque entre os diversos stakeholders.
  • O efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das vendas para o comprador. O efeito chicote (também conhecidos colectivamente como o “efeito bullwhip” ou “efeito whiplash”) é comum em sistemas de abastecimento (Lee et al., 1997, p. 546) e foram observados por Forrester (1961, p. 21-42), ao criar o conceito de dinâmica de sistemas e conceituado por Lee et al. (1997, p. 546-558).
  • O efeito chicote é um fenómeno que produz impacto negativo sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos numa cadeia de abastecimento, em particular, observa-se este fenómeno quando a variação da procura aumenta à medida que se avança ao longo da cadeia (Chen et al., 2000, p. 436).

    O efeito chicote foi também conhecido como logística executiva da Procter & Gamble devido ao facto de uma pequena variação nos pedidos, ao nível dos consumidores, provocar uma amplificação da variação ao longo da cadeia actuando junto dos seus intervenientes, como sejam os grossistas e os fabricantes (Paik et al., 2007, p. 308).

  • 2. O EFEITO CHICOTE  Pode se afirmar que o efeito chicote é resultado da discrepância entre a demanda real e  a prevista, unida à intenção das empresas alinharem sua oferta a essa demanda, sem deixar de  atendê-la. Desta forma, as empresas, por não possuírem a informação correta de seus clientes,  buscam se proteger e garantir o estoque para uma possível variação nesta demanda.

    bons estudos.
  • R: certo.

     

    Efeito chicote (ou efeito forrester) é o resultado da discrepância entre a demanda real e a prevista, propagada em uma cadeia de surprimento. As causas para tanto são informações insuficientes, dados de mercado deficientes, tempos de ressuprimento longos etc. A variação da imprecisão aumenta conforme se distancia do ponto de consumo.

     

    Fonte: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Renato Fenili, 2016.

  • Efeito Forreste ou efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das vendas para o comprador.

    Gabarito: CERTO

  • GABARITO : CERTA

    Prof. Milton Cruz: O “Efeito Forrester” mais conhecido como “Efeito Chicote” é o fenômeno da amplificação das ordens de demanda através da cadeia de suprimentos. Este efeito demonstra como as informações sobre a demanda real são distorcidas ao fluir dentro da cadeia de valores, no sentido dos consumidores finais aos fornecedores. Essas distorções ocorrem quando essas informações são interpretadas, processadas e repassadas ao outro elo da cadeia. Se a demanda por produtos for transmitida ao longo de uma série de estoques, então a variação da demanda aumentará com cada transferência.

    Ler mais: https://sitedalogistica.webnode.com.br/products/efeito-forrester-entrevista-com-o-prof-milton-da-silva-cruz/

  • Como cada organização na cadeia de abastecimento procura resolver o problema de sua própria perspectiva e, eventualmente, essa demanda prevista não se concretiza. Assim, as organizações acabam com excesso de produtos em estoque, o que as leva, por exemplo, a reduzirem suas compras. Estes fluxos irregulares de ordens vão se ampliando ao longo da cadeia de abastecimento causando o efeito chicote ou efeito forrester.

    GAB: Certo

  • GABARITO: CERTO

    efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das vendas para o comprador.

    FONTE: WIKIPÉDIA

  • Gab: CERTO

    Com um fluxo de informação deficiente, temos uma previsão de demanda incorreta e decisões de compra que não refletem a demanda dos clientes finais. Com isso, temos o conhecido efeito forrester ou efeito chicote.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
803323
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Pode ser percebido tanto pela sazonalidade na demanda, quanto pelos erros de previsão que podem aumentar à medida que se prossegue a montante na cadeia de suprimentos. Esse fenômeno é definido como efeito:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Petrônio G. Martins (2ª Edição):  Com a nova visão de supply chain, passa-se a enxergar todo o processo de geração de produtos e serviços (desde a entrada da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente) e a monitorar e te processo de maneira integrada.

     Isso possibilita diversas vantagens, enlre as quai o desaparecimento do efeito Forrester ou efeito chicote que faz com que pequenas oscilações na demanda final termÍJl m por produzir grandes o cilações nos primeiros estágios das empre a que forn"lam a supply chain

  • Um dos problemas estudados e enfrentados por uma SCM é o efeito chicote. Esse efeito é a variação ou a impossibilidade de alinhamento da demanda à oferta. Em outras palavras, o efeito chicote é o resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre elas a incapacidade de prever a demanda dos clientes, e que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1167_Artigo%20-%20Efeito%20Chicote%20-%20SeGet.pdf


ID
1242823
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à logística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • a) Os avanços na tecnologia da informação não trouxeram nenhum benefício significativo aos processos de logística.

    Questão errada por desprezar as vantagens da TI em torno do Processo Produtivo

    b) O estudo dos fluxos distributivos e a determinação das responsabilidades por sua execução são aspectos secundários no estudo da logística, cujo objetivo maior é determinar a lógica do processo de venda das organizações.

    Errado por afirmar que o estudo dos Fluxo distributivos compõe um fator secundário. É o inverso. 

    c) Como o marketing de massa vem sendo gradativamente substituído por uma abordagem customizada às necessidades de cada cliente, a logística passa a ter uma importância secundária nas organizações.

    Alguém já ouviu falar que o Marketing de Massa vem sendo substituído? Pelo contrário. Tem sido utilizado cada vez mais e com preponderância adaptação às novas exigências do mercado.  A logística, atualmente, tem um fator relevante pois visa a redução de custos e maximização da eficiência. 

    d) A obtenção de vantagem competitiva no trâmite da cadeia de suprimentos até a chegada do produto ao consumidor final está intimamente relacionada ao estudo da logística.

    Correto.

    e) A logística assume um papel pouco significativo para uma empresa que realiza vendas apenas pela internet, pelo fato de não existirem lojas físicas e, consequentemente, não se necessitar de estoque.

    Como já justificado na primeira assertiva, a logística hoje é um fator extremamente importante nas empresas. Ela avalia o cliente, os canais de distribuição, o tempo e os custos de carregamento. 

    Conceito de Logística:

    o Council of Logistics Managementf tem definido a logística como o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações. do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estruturas; físicas (fábricas, depósitos. armazéns. centros de distribuição). gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção. além das atividades de distribuição.

    A logística concentra-se no fluxo dos materiais das informações e das finanças que devem ocorrer entre os parceiros da supply chain e procura melhorar estes fluxo por meio de métodos e técnica ,modelo matemáticos, softwares tecnologia da informação (TI) com o objetivo de atender as necessidades do cliente.


    Fonte: PETRONIO G. MARTINS, 2ª edição, 2005

  • Gab. D

    A qualidade também está associada à logística e por isso focaliza a ausência de defeitos; baixo custo; segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa. 

  • GABARITO: LETRA D

    Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes. Há tempos as empresas buscam agilidade em seus processos. Vivemos em uma época de globalização e, com isso, o mercado se torna cada vez mais competitivo. É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender às expectativas dos seus cliente e com isso conquistar seu espaço no mercado através de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos e aumentando suas margens de lucro. Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos à organização. A logística bem planejada envolve quase todos os departamento de uma empresa, desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado. Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, e sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores, que criam uma espécie de parceria onde os dois lados ganham, pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja, ambas devem ter um acordo que beneficie os dois lados.

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR


ID
1359490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A comunicação entre as partes de uma cadeia de suprimentos é de grande relevância; no entanto, certos tipos de informação podem gerar impactos em toda uma cadeia, gerando o conhecido “Efeito Chicote”.

NÃO constitui uma causa desse efeito o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra D - a "estabilidade" não constitui uma causa do efeito chicote e sim a "instabilidade" constitui uma causa.

    Com o "efeito chicote" como haverá variações no processo produtivo, poderá haver uma precificação diferente dos produtos.

  • O que causa o efeito chicote é:

    Variação da procura - acontece quando o que o mercado procura nós não temos ou não temos o suficiente para atender.

    Racionamento - Apesar de eu não entender, a explicação é que ocorre o efeito chicote quando é comprado quantidades maiores que a necessária.

    Lotes de compra e produção-  Com o acúmulo de pedidos.

    Variação de preços - Com preço baixo, grande procura, quando volta a situação normal, pequena procura. Neste último momento o estoque fica maior.

  • O efeito chicote surge de um desequilíbrio da oferta e da demanda. Através de um sistema eficiente de Gestão SIG e o emprego de ferramentas de TI como: VMI (estoque adm pelo foenecerdor), EDI (Troca eletrônica de dados ou Electronic Data Interchange etc podemos controlá-lo.

    Este artigo explica bem o EFEITO CHICOTE:

    http://gcmeneghellologistica.blogspot.com.br/2012/04/o-efeito-chicote-na-cadeia-de.html


  •   O efeito chicote é um fenômeno logístico resultado da discrepância entre as demandas previstas e as demandas reais de produtos e materiais. Em outras palavras, este efeito corresponde ao aumento da procura de um determinado bem de consumo com pouca disponibilidade em estoque ou ao aumento do estoque para atender a uma demanda que não existe efetivamente.
       As pequenas variações na procura de produtos por parte dos consumidores podem ocasionar grandes mudanças nos pedidos, afetando fornecedores, distribuidores e varejistas em termos financeiros e também de gestão. Como essas alterações são frequentes, porém momentâneas, elas acabam dificultando o estabelecimento de um perfil de consumo e o acesso a uma real demanda, além de gerar custos de produção para abastecer o estoque com itens que o consumidor nem sempre quer comprar.

    Causas:

    - Alterações na oferta e na procura: Este tipo de variação causa instabilidade na cadeia de consumo e prejudica o suprimento das demandas, refletindo diretamente em todos os agentes da cadeia. É exatamente o caso do exemplo acima.

    - Flutuação de preços: A variação nos preços, ocasionada normalmente pelas liquidações e promoções, acabam aumentando as vendas e gerando uma falsa ilusão de demanda, já que com preços normais o volume de vendas não seria o mesmo. O número de clientes finais é mascarado, impedindo assim um bom trabalho de suprimento.

    - Formação de lotes: A fim de reduzir os custos, as fornecedoras agrupam os pedidos e optam por trabalhar com lotes. No quesito economia imediata, a decisão é válida. Entretanto, os lotes geram fluxos irregulares, que posteriormente podem refletir na cadeia de abastecimento e causar o efeito chicote. Além disso, ao estabelecer um pedido mínimo e máximo de lotes, a empresa está sujeita a vender bastante em um período e ficar muito tempo sem receber novos pedidos. É o preço que se paga!

    - Situações de racionamento: Quando há a possibilidade de determinado produto faltar no mercado, mesmo que o consumidor não precise deste item, há grandes chances de que ele compre mais do que normalmente compraria. Esta situação amplia ainda mais o efeito chicote dentro da cadeia de distribuição.

  • Efeito Chicote: exemplificando


    Uma maneira fácil e concreta de compreender melhor o efeito chicote é pensar no exemplo das tendências tecnológicas. O fornecedor investe na produção de celulares de última geração, os mais procurados do momento. A atacadista, por sua vez, prevê a grande demanda e faz um enorme pedido. A empresa varejista decide fazer suas apostas e também encomenda os celulares. Nesse meio tempo, um outro modelo de celular ainda mais leve, mais moderno e mais barato é lançado. O consumidor imediatamente muda seu desejo e não quer o aparelho anterior, mas o lançamento. O fornecedor, no entanto, não tem o novo produto desejado pelos clientes no estoque, já que apostou e investiu no outro. A este tipo de desajuste é atribuído o nome de efeito chicote. Fácil, não é mesmo?


ID
1856299
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma empresa marcou uma reunião com várias empresas de vários elos de sua cadeia logística para discutir o problema constante de ruptura e excesso de estoque que se tornou cíclico. Esta situação é um exemplo clássico do:

Alternativas
Comentários
  • efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das vendas para o comprador. O efeito chicote (também conhecidos colectivamente como o “efeito bullwhip” ou “efeito whiplash”) é comum em sistemas de abastecimento (Lee et al., 1997, p. 546) e foram observados por Forrester (1961, p. 21-42), ao criar o conceito de dinâmica de sistemas e conceituado por Lee et al. (1997, p. 546-558).

    O efeito chicote é um fenómeno que produz impacto negativo sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos numa cadeia de abastecimento, em particular, observa-se este fenómeno quando a variação da procura aumenta à medida que se avança ao longo da cadeia (Chen et al., 2000, p. 436).

  • a) Efeito do CEP: não sei

    b) QFD: Desdobramento de Função Qualidade - Tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos e serviços de acordo com os desejos dos consumidores. ERRADA

    c) Efeito Chicote: distorce a percepção que você têm de seus pedidos, o que pode causar um prejuízo enorme na gestão de seus estoques. Você pode ficar com mercadoria encalhada, ou ter falta de determinados produtos quando precisar atender a pedidos. CERTA

    d) Efeito de Postergação: é um conceito operacional que consiste em retardar a configuração final de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos. ERRADA

    e) Efeito do VMI: O VMI inverte a lógica comumente utilizada entre clientes e fornecedores para a reposição de mercadorias, onde é o cliente quem decide quando e quanto comprar do seu fornecedor. No VMI este controle é do fornecedor e as decisões são balizadas em políticas e regras de ressuprimento e de manutenção de estoques definidas de forma conjunta entre as partes.  ERRADA


ID
2226118
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito dos sistemas integrados de gestão, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de recurso corporativo[1], no Brasil; ou Planeamento de recurso corporativo; em Portugal, (em inglês Enterprise Resource Planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).[2]

     

    O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

     

    Wk

  • GABARITO: D

    O Sistema Integrado de Gestão mais conhecido no Brasil é o SAP, o qual permite a integração de diversos módulos em um só Sistema (exemplo: módulo de materiais, módulo de compras, módulo FI - financeiro etc), além de fazer interface com outros subsistemas consolidando as informações conforme customização desenvolvida em cada Organização, assim compartilham as informações entre suas áreas funcionais e empresariais, e o atendimento aos consumidores ocorre através dos seus módulos de gestão de relacionamento com os clientes.


ID
2284954
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um dos reflexos do Efeito Chicote é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Petronio Martins (2010) - Isso possibilita diversas vantagens, enlre as quai o desaparecimento do efeito Forrester ou efeito chicote que faz com que pequenas oscilações na demanda final termÍJl m por produzir grandes o cilações nos primeiros estágios das empre a que forn"lam a supply chain, como pode ser visto pela Tabela 6.1 .

  • Forrest Gump tinha um chicote que provocava  excesso de estoque nas camadas mais afastadas do cliente.
    Avante!

  • Nada como um exemplo ! imagine uma cadeia com  A - B - C - D , sendo D o último. Agora imagine a seguinte situação:  A recebe 1 único pedido que acontecerá uma única vez de 100 caixas, com isso encomenda de B matéria. B pensa : para não ficar na mão já deixarei 150 em estoque ! vai que acontece de novo. E faz um pedido a C de 150 .... e C faz a mesma coisa.Percebeu que a falta de comunicação gerou uma onda de especulações que não são verdades. Isso é o efeito chicote !

  • O que é o efeito chicote?

    O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. 

    Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos.

    Imagine que uma pessoa vai ao supermercado comprar uma caixa de pasta de dentes. Chegando lá, se depara com uma grande promoção e acaba levando 10 caixas de pastas de dentes em vez de uma só. Provavelmente, ela não voltará a comprar esse produto tão cedo, pois adquiriu mais do que realmente precisava e estava apenas aproveitando uma oportunidade.

    Contudo, para a empresa, esse dado pode ser interpretado como um aumento repentino na demanda do cliente. Isso pode fazer com que os gestores decidam comprar mais insumos para produzir mais pastas de dentes. Consequentemente, podem acabar tendo um encalhe no estoque, pois planejaram suas compras baseados em uma falsa impressão.

    O contrário também pode acontecer: se não conseguir fazer uma previsão correta da demanda, uma empresa pode sofrer com falta de insumos para a produção e, assim, não conseguir suprir seus pedidos.

  • GABARITO: LETRA A

    efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das vendas para o comprador.

    FONTE: WIKIPÉDIA


ID
2420893
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma importante dimensão da atividade do gerente de operações, relacionada com a administração de estoques, é a administração da logística e da distribuição. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da logística.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Missão da logística

    ● A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em  que fornece a maior contribuição à empresa.

    ● A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

    ● A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing.

    ● O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

  • LETRA A.

  • Questões fáceis assim o segredo é não pensar muito para não errar

  • Prezado examinador: essa foi muito fácil.

  • GABARITO: LETRA A

    A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.  

    FONTE: QC

  • A resposta da questão foi retirada do livro Administração - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - Filipe Sobral e Alketa Peci :

    "Uma importante dimensão da atividade do gerente de operações, relacionada com a administração de estoques, é a administração da logística e da distribuição. A logística consiste no gerenciamento de toda movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias para a execução das atividades de uma organização. O objetivo da logística consiste em garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade adequadas, no momento e no lugar certos, de forma a maximizar a eficiência e a eficácia do sistema de operações."

    Gabarito: A

  • Garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade adequadas, no momento e no lugar certos, de forma a maximizar a eficiência e a eficácia do sistema de operações.


ID
2638819
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre o Composto de Atividades Logísticas, assinale a alternativa que contempla uma atividade chave.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • distribuição----roteiro

  • Determinação de Roteiros = Roteirização

    A roteirização é o processo de definição de trajetos com o objetivo de reduzir o tempo, a distância e os custos operacionais logísticos.

  • "Leiaute" cara...

  • Em vernáculo a palavra Leiaute é correta, Lucas Anderson! O cespe tb é uma das bancas que escreve assim!

  • Lógica e bom senso: qual o 1º nome que te vem à mente quando pensas em logística? Para mim: caminhos, roteiros.

  • Em alguns produtos o custo logístico pode variar entre 15 até 70% do custo final do item. Destes 70% referentes à logística, 80 % são custos relacionados ao transporte, assim sendo, o roteiro do transporte de materiais é peça chave para otimização dos custos!

    Bons estudos ! :)

  • @Lucas Anderson Azevedo, Leiaute é a forma de escrever conforme a nossa Língua portuguesa. 

  • Marquei D, mas não me liguei que suprimentos é secundária

  • Logística = quanto menos gasto melhor. É só associar

  • Questão profundamente desatualizada, em termos conceituais, se não mal redigida. As alternativas A, B e E são relacionadas ao "picking" e são, sim, fundamentais no Composto de Atividades Logísticas ao qual se refere a questão. Mais importante ainda, é a Programação de suprimentos, que inclui atividades menores, como por exemplo a definição de roteiros, que podem ser internos ou externos.

  • a banca cobra até termos em japonês em administração e escreve leiaute pra pagar de brasileira kkkkk

  • Atividades de Logística:

    Atividades-chave

    *Padrão de serviço ao cliente;

    *Transporte;

    *Fluxo de informações e processamento de pedidos;

    Atividades de apoio

    *Armazenagem;

    *Manuseio de materiais

    *Compras

    *Embalagem

    *Produção e operação

    *Gestão das informações

    Rodrigo Rennó, Adm de Rec Materiais, 2014.

  • Ballou (2001) separa as atividades logísticas em dois tipos:

    Atividades-Chave e Atividades de Suporte.

    As Atividades-Chave são: Administração de Estoques, Transportes, Fluxo

    de Informações e Padrões de Serviço ao Cliente.

    As Atividades de Suporte são:

    Armazenagem, Manuseio de Materiais, Compras, Embalagem Protetora,

    Cooperação com a Produção e Manutenção da Informação

  • Gab - D


ID
3198679
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A administração de materiais é uma das áreas mais importantes das organizações, influindo bastante nos custos de funcionamento das mesmas. Esta é uma das razões pela qual uma boa administração de materiais reduz custos e melhora os resultados da em presa, mantendo seu foco principal na determinação do que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final, a administração de materiais é intimamente associada à(ao):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável."

    Logística:

    "Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. Material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente. A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estrutura física (fábricas, depósitos. armazéns centros de distribuição) gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção além das atividades de distribuição."

    FONTE: Petronio G. Martins (2 ª Edição, pág. 179)


ID
3317941
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas referentes a operações de almoxarifado, recebimento e logística.

I. O efeito que se dá em toda a cadeia de abastecimento devido a flutuações na demanda que surgem no final da cadeia (consumidor), sentidas com maior intensidade no início da cadeia (fornecedores de matéria-prima), chama-se efeito chicote.
II. O registro correto das entradas no estoque é a base para a realização do inventário, e o almoxarife é responsável por garantir diariamente o registro de todas as entradas de materiais, seja manualmente ou por meio de um sistema informatizado.
III. Adequado para curtas e médias distâncias, possui menor manuseio de carga e menor exigência de embalagem com simplicidade no atendimento das demandas e agilidade no acesso às cargas, o transporte terrestre / rodoviário pode atuar de forma complementar aos outros modais, possibilitando a intermodalidade.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Eu li que o transporte terrestre/rodoviário precisa ter muito cuidado com as embalagens. Errei por isso.


ID
3430747
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.


“[...] trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.


A afirmação refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).

  • Gabarito: D

  • “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).


ID
5071900
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O efeito chicote é um dos fenômenos que podem ocorrer em uma cadeia de suprimentos, que tem impacto negativo sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos. Em particular, observa-se esse fenômeno quando a variação da procura aumenta à medida que se avança ao longo da cadeia. O efeito chicote tem algumas causas, quais sejam:


I. Processamento das variações na procura.

II. Jogo do racionamento.

III. Extinção de lotes de compra e de produção.

IV. Variações de preço.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • No gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma coisa importante a ser evitada é o chamado efeito chicote, ou efeito Forrester. Neste caso, como num chicote, uma pequena variação de demanda na ponta do consumo pode levar a uma grande variação da produção na origem da cadeia, gerando excesso de produção. 

    Fonte: Apostila Estratégia - Prof. Carlos Xavier

  • O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. 

    Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos.

    Imagine que uma pessoa vai ao supermercado comprar uma caixa de pasta de dentes. Chegando lá, se depara com uma grande promoção e acaba levando 10 caixas de pastas de dentes em vez de uma só. Provavelmente, ela não voltará a comprar esse produto tão cedo, pois adquiriu mais do que realmente precisava e estava apenas aproveitando uma oportunidade.

    Contudo, para a empresa, esse dado pode ser interpretado como um aumento repentino na demanda do cliente. Isso pode fazer com que os gestores decidam comprar mais insumos para produzir mais pastas de dentes. Consequentemente, podem acabar tendo um encalhe no estoque, pois planejaram suas compras baseados em uma falsa impressão.

    O contrário também pode acontecer: se não conseguir fazer uma previsão correta da demanda, uma empresa pode sofrer com falta de insumos para a produção e, assim, não conseguir suprir seus pedidos.

    gab:D

  • Uma vez que existe um alto custo incorrido para as empresas devido aos estoques, e considerando que o efeito chicote é um dos propulsores da sua variação, deve-se identificar as causas deste efeito.

    Existem quatro causas principais para o efeito chicote:

    • Processamento da previsão de demanda;
    • “Jogo” da escassez ou racionamento;
    • Acúmulo de pedidos / tamanho dos pedidos;
    • Flutuações de preços;

    fonte: https://www.nortegubisian.com.br/blog/efeito-chicote-e-a-gestao-de-estoques

  • Extinção é uma palavra muito forte! O material é racionado, mas extinto, não!.

    Gab. Letra D.