SóProvas


ID
5072110
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de 63 anos de idade é encaminhado ao pronto-socorro cardiológico, apresentando dor no peito e fadiga extrema. Após a realização de alguns exames, constata-se a necessidade de realização de cirurgia cardíaca para retirada de um aneurisma cardíaco. Quando comunicado a respeito da conduta médica necessária, o paciente informa que não vai fazer a cirurgia e diz que tem superpoderes, que consegue se curar sozinho e que pode fazer uma consulta com seres de outros planetas, que o ajudarão a retirar o aneurisma por meio de energias solares. O paciente também apresenta discurso desorganizado e delírio de grandeza. O psicólogo responsável pela unidade foi chamado para avaliar o paciente.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O uso de substâncias psicoativas, como álcool ou drogas ilícitas, não é fator desencadeante para a esquizofrenia ou para sintomas psicóticos.

Alternativas
Comentários
  • Apenas enfatizando que fator desencadeante não é sinônimo de relação causal, de modo que seria incorreto afirmar que são a causa propriamente dita. Os fatores desencadeantes são aqueles que, mediante certas condições que precisam estar previamente presentes, suscitam o início de algo, fazendo irromper alguma condição, nesse caso, psicopatológica.

    Gabarito: Errado

  • existe no DSM-5, aquelas patologias decorrentes do uso de substancias psicoativas e alcool, e a esquisofrenia é uma dessas

  • bem pegadinha, mas a resposta é errado mesmo