SóProvas


ID
5072455
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um menino de 9 anos de idade, diagnosticado com transtorno opositivo desafiador (TOD), foi internado em hospital pediátrico de alta complexidade para estabilização do quadro de crise. Durante atendimento psicológico, a genitora do paciente relatou que o filho tem dificuldades na escola, agride os colegas e não segue as regras. Em casa, a criança realiza atividades de acordo com a própria vontade e, quando é contrariada pela mãe, desfere golpes e mordidas. A psicóloga observou que o paciente buscava jogar-se do leito, sem considerar risco de queda ou potencial acidente. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O comportamento de agressividade da mãe em resposta à agressividade e à desobediência do paciente e a caracterização de “birra” feita pela genitora indicam cansaço emocional e dificuldade de compreensão do diagnóstico de TOD por parte dela.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Notem que o desgaste ou cansaço emocional, além da falta de compreensão do transtorno de oposição desafiante, levam as pessoas a responder com agressividade ou com termos inadequados e pejorativos.

  • Não compreendi que o texto indica a mãe como agressiva.

  • Marquei Errado sem pensar duas vezes, apesar da questão trazer exemplos bem comuns de reações perante um caso de TOD em momento nenhum o texto trouxe as informações ditas na assertiva... Achei sem lógica

  • Apesar de serem respostas comuns nesses quadros, não vi nada no enunciado que sugerisse essa reação da mãe. De certa forma, marcar como certo parece-me uma extrapolação em relação ao enunciado, o que em muitas outras bancas é considerado um erro. Enfim, vidinha complicada a do concurseiro.