SóProvas


ID
5072668
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um paciente de 56 anos de idade é portador de câncer colorretal. Realizou quimioterapia e está em pós-operatório de ressecção do tumor. Apresenta disgeusia, anorexia, diarreia e vômito. Houve perda de 8% do peso corporal em três meses. Atualmente, tem peso = 54,5 kg, estatura = 1,74 m e tem índice de massa corporal (IMC) = 18 kg/m2.

Acerca desse caso clínico dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Há evidências de que o uso de arginina e glutamina em pacientes cirúrgicos de câncer do trato gastrintestinal está associado à redução da inflamação e ao aumento da imunidade.

Alternativas
Comentários
  • A glutamina ajuda no aumento da imunidade.

  • Acho que seria o ômega 3:

    "o uso de ômega-3 em pacientes cirúrgicos de câncer do trato gastrintestinal esteve associada a uma redução da inflamação e aumento da imunidade, porém sem dose definida deste nutriente"

    Diretriz Braspen de Terapia Nutricional no Paciente com Câncer e BRASPEN recomenda: Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (2019)

  • A imunonutrição refere-se à intervenção nutricional que utiliza diversos nutrientes para atenuar o processo inflamatório e modular o sistema imunológico. Entre as estratégias disponíveis para diminuir a morbidade em pacientes oncológicos, destaca-se a TN com oferta de dietas enterais enriquecidas com uma mistura de nutrientes com função imunomoduladora, como arginina, glutamina, ácidos graxos ômega-3, nucleotídios e antioxidantes, durante 5 a 7 dias ANTES DOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS...

  • A imunonutrição no câncer via diminuir a morbidade de pacientes oncológicos, ofertando dietas enterais com uma mistura de arginina, glutamina, ômega 3, nucleotídios e antioxidantes durante 5 a 7 dias antes da cirurgia, independente do estado nutricional.

  • Glutamina: Em pacientes adultos, o preparo imunológico (realizado de 5 a 7 dias antes da cirurgia), através da utilização de suplementos via oral ou nutrição enteral composta por arginina, glutamina, ômega-3, ácidos graxos poli-insaturados, nucleotídeos, oligoelementos e antioxidantes, está bem consolidado.

    Arginina: formulação imunomoduladora contendo arginina, ômega-3 e nucleotídeos.

    I Consenso brasileiro de nutrição oncológica da SBNO. 2021.