SóProvas


ID
5073346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar

Alternativas
Comentários
  • O homem quando está em sociedade, sai do seu estado de natureza, e passa a seguir regras que foram impostas para a organização e o bom funcionamento das coisas, essa posse natural de bens e armas é transferida ao estado, que passa a ter o dever de proteger e prover recursos por meio de suas instalações bens e serviço, sendo o protagonista do poder político.

    Gabarito letra A

  • Os filósofos conhecidos como "contratualistas" descreveram o processo de superação do que seria o estado de natureza ou estado natural pela formação da sociedade civil, ou estado civil. Tratou-se de construir uma entidade superior a todos os membros do grupo e que fosse capaz de organizar a sociedade e garantir a paz e os direitos individuais. Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau são três dos principais pensadores desse período.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • exatamente , entrega o estado natural em prol de um estado civil
  • Contrato Social é a relação entre o indivíduo e o Estado. Nele o ser humano aceita abdicar sua liberdade (como a posse natural de bens e armas) para se submeter às leis da sociedade e do Estado. Em troca, o Estado se compromete em defender o homem, o bem comum e dar condições para que ele se desenvolva.

  • Contrato social (ou contratualismo) indica uma classe de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e/ou manterem a ordem social.

  • contrato social é uma grande fantasia para legitimar a porcaria do estado

  • O contratualismo é uma abordagem baseada na teoria dos contratos sociais, sendo contratualistas os filósofos que buscaram explicar a origem da sociedade e o fundamento do poder político em um contrato social entre os indivíduos (seja ele implícito ou explícito). Este é considerado o marco o fim do estado natural e o início da vida social e política.

    Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar a passagem do estado de natureza ao estado civil ou sociedade civil pelo assentimento dos indivíduos em renunciar à liberdade natural e à posse natural de bens e armas, transferindo-se a um terceiro, o soberano, o protagonismo do poder político.

    Resposta: A