SóProvas


ID
5073421
Banca
FURB
Órgão
TIMBOPREV - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Na semana passada, uma jovem transexual, de 23 anos, foi agredida até a morte. O motivo: ser quem é. Há dois anos, a mesma jovem havia perdido seu irmão numa briga. O motivo: ele defendia a irmã de mais uma agressão por ela ser quem é. Como esta menina, tantas outras meninas como ela tiveram seus sonhos interrompidos pelo preconceito amargo e vil. Não venham me dizer que esta morte não podia ser evitada e que é fruto da violência geral que assola o nosso país, pois não é. É mostra da falta de um diálogo pela sensatez. Pela dignidade de pessoas que tiveram a coragem de se assumir como são (isso não é uma opção, porque ninguém opta por sofrer sabendo que é este o destino que virá). É o diálogo sobre como podemos respeitar pessoas e sobre como podemos trabalhar nossos preconceitos para humanizar nossos juízos de valor e evitar que mais sonhos sejam interrompidos (RODRIGUES, 2019). Isso posto, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) O Brasil é um dos países que mais mata pessoas trans.
( ) Em números absolutos, Santa Catarina é o estado mais violento para pessoas trans.
( ) Em parcela significativa dos assassinatos de pessoas trans, os suspeitos são identificados pela polícia.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C

    Visibilidade Trans: Brasil é o país que mais mata transexuais ...g1.globo.com › [...] O Brasil teve 175 assassinatos de pessoas transexuais em 2020, o que equivale a uma morte a cada 2 dias, apontou o relatório anual [...]

    O Ceará fica atrás apenas de São Paulo, estado no qual foram mortas 21 pessoas, em igual período.

  • Apesar de ser legal o casamento de pessoas do mesmo sexo, de haver o direto à autodeterminação de gênero, de doação de sangue e, da homofobia e a transfobia serem crimes, a segurança de pessoas da comunidade LGBTQIA+ não é garantida.
    É verdade que houve avanços nos últimos anos mas, quase todos os dias há agressões, insultos e assassinatos ao redor do país, descortinando a realidade acerca do povo brasileiro, ou seja, com um assustador quantitativo de  homofóbicos, racistas e preconceituosos. A ideia de um povo "afável" cai por terra.

    O relatório “Observatório das Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil – 2020", produzido por pesquisadores do Grupo Gay da Bahia e do grupo Acontece Arte e Política LGBTI+, mostra que nos últimos 20 anos mais de 5 mil pessoas da comunidade foram assassinadas ou se suicidaram por LGBTfobia.
    Acerca do tema são apresentadas afirmativas falsas e verdadeiras. Cabe apontar a alternativa que indica a combinação correta. O maior conhecimento do tema é dado através de artigos de jornais e revistas, além de publicações dos grupos acima citados. 
    A) INCORRETA- Nesta opção a única afirmativa verdadeira é apresentada como falsa. 

    B) INCORRETA- A primeira afirmativa é verdadeira. O Brasil é um dos países onde mais se mata pessoas da comunidade LGBTQIA+. A segunda afirmativa é corretamente apontada como falsa. Santa Catarina não é o estado mais perigoso e sim os do Nordeste. A última é apresentada como verdadeira e é falsa. Na maioria dos casos a polícia não consegue identificar os culpados. 

    C) CORRETA- Todas as afirmativas são adequadamente qualificadas: V- F- F. O Brasil é um país onde mais se mata pessoas da comunidade LGBTQIA+, Santa Catarina não é o estado mais perigoso para a comunidade e a polícia não tem conseguido identificar os suspeitos de forma regular. 

    D) INCORRETA- A única afirmativa verdadeira, a primeira, é apresentada como falsa. 

    E) INCORRETA- As afirmativas 2 e 3 apresentadas como verdadeiras são falsas. Santa Catarina não é o estado mais perigoso e a polícia não tem conseguido identificar todos os suspeitos. 

    Gabarito do Professor: Letra C.