SóProvas


ID
5073781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Dois meses após o início da execução de uma obra pública, a empresa construtora pleiteou um acréscimo de valor contratual, pois o contrato previa o pagamento até 30 dias após a medição. Como a primeira medição tinha ocorrido 30 dias após o início das obras, o primeiro pagamento foi efetuado após 60 dias, o que gerou uma despesa com juros bancários.

Nessa situação hipotética, a fiscalização deve negar o pleito, porque a empresa deveria ter previsto esse custo

Alternativas
Comentários
  • Note que a administração obedeceu aos termos do contrato, já que o pagamento foi feito em 60 dias corridos e 30 dias após a medição como acordado. Não cabe o pleito de acréscimo feito pelo contratado, pois os juros decorrentes do pagamento após 1 mês da realização do serviço deveria ser acrescido no percentual de encargos financeiros da composição do BDI.

    Os encargos financeiros (ou custo financeiro) é uma estimativa do quanto o capital investido na obra renderia caso estivesse aplicado. Ou seja, o construtor, ao realizar o serviço e receber apenas 1 mês após a medição, não receberia o rendimento resultado da aplicação deste patrimônio. Para corrigir isso, o BDI leva em conta o percentual dos encargos financeiros.
    Acrescenta-se que o BDI engloba todas as despesas do construtor para gerenciar as obras em andamento, como elas não têm relação direta com os insumos empregados na obra, é comum dizer que o BDI são as despesas indiretas acrescidas do lucro do construtor.

    O esquema a seguir ilustra os componentes do BDI:




    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é composto dos despesas indiretas, impostos e do lucro do empreendedor.

    As despesas indiretas incidem sobre o custo total da obras, enquanto os demais sobre o preços de venda.

    As despesas indiretas são divididas em: (i) administração central - referente ao rateio com os custos da sede da empresa; (ii) imprevistos e contingências - relacionados a fatores imprevisíveis, de força maior que não havia como prever; e (iii) custo financeiro - responsável pela correção na defasagem dos preços entre a data de execução e do pagamento.

  • letra d.

    "encargos financeiros" ou "custo financeiro" correspodem a uma estimativa do quanto o capital investido na obra renderia caso estivesse aplicado no mercado financeiro