-
Sobre o item II,
...O Cisma do Oriente ocorreria em 1054, após o patriarca Miguel Cerulário ser excomungado pelo papa de Roma. Com essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/cisma-oriente-divisao-catolicismo.htm
Bons estudos.
-
A Reforma Protestante iniciada por rei Henrique VIII.
Rompeu a relação com o papa, por conta da anulação da Igreja em seu casamento com a Catarina de Aragão.
1534- Ato de Supremacia ( criação da igreja anglicana).
-Principal medida do Rei Henrique VIII
->Confisco de bens dos membros da Igreja Católica.
-
O anabatismo foi um movimento inspirado nas ações de Lutero que não concordava com algumas regras da Igreja Católica, especialmente o sacramento do batismo infantil, pois acreditava que as crianças não estavam preparadas para passar pela experiência da regeneração.
Fonte: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2018/anais/arquivos/RE_0313_0621_01.pdf
-
I - Mas o fator principal foi a figura do rei Henrique VIII (1491-1547), com seus muitos casamentos e desentendimentos com o catolicismo, ele afastou a influência de Roma dos assuntos políticos do reino inglês. ITEM CORRETO.
II - O Cisma do Oriente foi um episódio em que houve a divisão da Igreja Católica, marcando a separação entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja dirigida pelo patriarca, em Constantinopla. Aconteceu séculos antes do surgimento do Protestantismo. ITEM INCORRETO.
III - Os anabatistas defenderam a separação completa entre igreja e estado. ITEM INCORRETO.
Resposta: A