SóProvas


ID
5074228
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Maravilha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diabetes mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde para todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento, conforme diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), os valores adotados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para cada um desses parâmetros são os mesmos recomendados pela Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association, ADA). Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Glicemia 2 horas após TOTG com 75 g de glicose (mg/dL), é considerado normal menor que 140 mg/dl

    • Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

  • As categorias de tolerância à glicose são definidas com base nos seguintes exames:

    • Glicemia em jejum: coletada em sangue periférico após jejum calórico de no mínimo 8 horas;

    Glicemia de jejum (mg/dL):

    Normal < 100.

    Pré-diabético100 a 125.

    Diabético≥ 126 

    • TOTG: previamente à ingestão de 75 g de glicose dissolvida em água, coleta-se uma amostra de sangue em jejum para determinação da glicemia; coleta-se outra, então, após 2 horas da sobrecarga oral. Importante reforçar que a dieta deve ser a habitual e sem restrição de carboidratos pelo menos nos 3 dias anteriores à realização do teste. Permite avaliação da glicemia após sobrecarga, que pode ser a única alteração detectável no início do DM, refletindo a perda de primeira fase da secreção de insulina;

    Glicemia 2 horas após TOTG com 75 g de glicose (mg/dL):

    Normal < 140.

    Pré-diabético 140 a 199.

    Diabético ≥ 200.

    • Hemoglobina glicada (HbA1c): oferece vantagens ao refletir níveis glicêmicos dos últimos 3 a 4 meses e ao sofrer menor variabilidade dia a dia e independer do estado de jejum para sua determinação. Vale reforçar que se trata de medida indireta da glicemia, que sofre interferência de algumas situações, como anemias, hemoglobinopatias e uremia, nas quais é preferível diagnosticar o estado de tolerância à glicose com base na dosagem glicêmica direta. Outros fatores, como idade e etnia, também podem interferir no resultado da HbA1c. 

    Hemoglobina glicada (%)

    Normal < 5,7.

    Pré-diabético 5,7 a 6,4.

    Diabético ≥ 6,5

    http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Diabetes Mellitus (DM) e os valores adotados como referencia.

    A) Incorreto. Glicemia de jejum (mg/dL) tem como parâmetro normal < 100 mg/dL; é considerado pré diabetes quando parâmetros estão entre 100 a 126, e diabetes > 126.

    B)
    Incorreto. Glicemia 2 horas após TOTG com 75 g de glicose (mg/dL), é considerado normal os parâmetros < 140 mg/dl.

    C) Correto. Glicemia em jejum: coletada em sangue periférico após jejum calórico de no mínimo 8 horas.

    D) Incorreto. Hemoglobina glicada (HbA1c): oferece vantagens ao refletir níveis glicêmicos dos últimos 3 a 4 meses (e não 6) e ao sofrer menor variabilidade dia a dia e independer do estado de jejum para sua avaliação.


    Gabarito do Professor: C.


    Referencia: SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Clannad, 2019. 419p