SóProvas


ID
5074963
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A interação medicamentosa é um desafio diário que deve ser encarado pelos farmacêuticos com o objetivo de minimizar os problemas com a utilização de mais de um medicamento no tratamento. Ela pode ser perigosa, mas pode não ser frequente. Neste período de pandemia, tivemos várias opções de tratamento, alguns muito criticados por uma parcela da comunidade médica e científica. Nas alternativas a seguir, temos algumas associações medicamentosas e seus efeitos quanto a sua interação de medicamentos que foram/são candidatos a anti-Covid-19. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Cloroquina/hidroxicloroquina e azitromicina – Risco de arritmia cardíaca (desconhecido). Aumento da chance de prolongamento do intervalo QT (bradicardia) Considerar potencialização de riscos quando a tríade for utilizada em hospitais: hidroxicloroquina, azitromicina e propofol (arritmia cardíaca)

    B) Cloroquina/hidroxicloroquina e dipirona – A dipirona pode aumentar os níveis séricos de cloroquina e hidroxicloroquina. Isso pode resultar em possível intoxicação por cloroquina e hidroxicloroquina. Atenção para possíveis distúrbios hematológicos (plaquetopenia, agranulocitose). (DIMINUIR)/ Possível falha terapêutica da Cloroquina e Hidroxicloroquina.

    C) Lopinavir/ritonavir e sildenafil e tadalafil – Lopinavir e ritonavir podem aumentar as concentrações de sildenafil e tadalafil. Risco de hipotensão acompanhada de taquicardia reflexa. Atenção para coronariopatas.

    D) Lopinavir/ritonavir e amiodarona – Lopinavir e ritonavir podem aumentar a oferta de amiodarona. Aumento da chance de prolongamento do intervalo QT (bradicardia). ARRITMIA CARDÍACA

    E) Remdesivir e dipirona – Dipirona pode aumentar os níveis séricos do remdesivir. Possível falha terapêutica do remdesivir. Acompanhar a evolução clínica e atenção para possíveis distúrbios hematológicos (plaquetopenia e agranulocitose). DIMINUIR

    Referência: https://www.ictq.com.br/opiniao/1376-covid-19-interacoes-medicamentosas-nas-terapias-experimentais

    Em relação as alternativas A e D, bradicardia é um tipo de arritmia e a referência não cita se causa bradicardia ou taquicardia, apenas arritmia cardíaca.