Letra A - GABARITO
Letra B - As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) é que são a porta de entrada do SUS.
Letra C - É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ou seja, não é enfermeiro OU auxiliar/técnico de enfermagem, mas sim enfermeiro E auxiliar de enfermagem.
Letra D - A estratégia utilizada pelo Programa Saúde da Família (PSF) visa a reversão do modelo assistencial vigente. Por isso, nesse, sua compreensão só é possível através da mudança do objeto de atenção, forma de atuação e organização geral dos serviços, reorganizando a prática assistencial em novas bases e critérios.
Letra E - Não vi referência sobre isso no arquivo do Ministério da Saúde, mas acredito que há dois erros na alternativa: 1) a perspectiva do NASF é interdisciplinar e não apenas multidisciplinar; e 2) o foco do Psi do NASF não é a flexibilização de construtos biomédicos tradicionais.
Qualquer erro, me mande mensagem, por favor. :)
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf
Ah, pra quem tá procurando um método de otimizar as revisões e memorizar melhor os assuntos: tem um aplicativo de flashcards que se chama Anki. Tem ele pra celular e pra computador e dá pra sincronizar os dois. Comecei a usar essas últimas semanas e tem me ajudando bastante. Vi o vídeo desse professor do Estratégia dando umas dicas de como usar o app: https://www.youtube.com/watch?v=-q_6xnrANOE
Vamos comentar as assertivas:
A) CORRETA. Exato! São objetivos da ESF.
B) INCORRETA. As UBS, UPAS são atenção secundária.
C) INCORRETA. As equipe de Saúde da Família – ESF é composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
D) INCORRETA. A ESF propõe uma nova concepção de trabalho, uma nova forma de diferentemente do modelo biomédico tradicional, permitindo maior diversidade das ações e busca permanente do consenso. Tal relação, baseada na interdisciplinaridade e não mais na multidisciplinaridade, associada à não aceitação do refúgio da assistência no positivismo biológico, requer uma abordagem que questione as certezas profissionais e estimule a permanente comunicação horizontal entre os componentes de uma equipe.
E) INCORRETA. Perspectiva interdisciplinar.
Gabarito do Professor: Letra A.